BLOG

Uma alternativa para o “Não” na hora de educar

Quer uma alternativa para o “Não” na hora de educar a sua criança? Por exemplo, se ela estiver fazendo algo errado, como colocar um chinelo na boca, prefira dizer “Pare” de forma a interromper o comportamento.

Nossa especialista Elisama Santos, autora do curso Educando com Disciplina Positiva, explica que na maioria das vezes o bebê ouve o “Não!” e continua fazendo aquilo em que estava envolvido. Além disso, algumas vezes ele ainda repete o “Não!” dito pelo adulto.

“Repetir o que a gente diz não significa que eles entendem o que devem fazer. O ‘não’ é um conceito complexo, que primeiro exige uma afirmação para depois a negação da atitude. Ou seja, coisa demais para seres tão pequenos. Em vez de falar ‘Não!’, diga ‘Pare!’, assim você diz a eles o que fazer e não o que não fazer. Mas, lembre-se de que eles são exploradores natos e você vai ter de repetir isso um milhão de vezes”, explica Elisama.

Já dissemos aqui que uma alternativa para o “não” na hora de educar é mudar o foco do bebê/da criança pequena. Chame a atenção dele para outro objeto adequado e que ele possa explorar.

Quer mais dicas de como agir com seus filhos? É preciso entender de criança! Isso facilita muito a vida e melhora a relação entre vocês. Conheça nossos cursos. É muito conteúdo transformador!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn