BLOG

“Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros.”

“Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros.”. Esta frase é atribuída ao ativista Indiano Mahatma Gandhi. Mas, por mais assustador que isso pareça, por que devemos deixar que nossos filhos errem?

Pra começar, para que eles aprendam a não ter medo de errar. “Quem não arrisca, não petisca”, como diz o dito popular. 

A criança quer correr, quer subir, quer mexer, quer se vestir sozinha. Mas os seus pais não deixam, afinal, ela vai tropeçar, cair, derrubar no chão, quebrar. Ou colocar a camisa pelo lado avesso. 

Lá na frente, essa criança pode se tornar aquele adulto sem atitude, que só reclama.

Que passa os dias repetindo, por exemplo, que não gosta do emprego, do lugar onde mora ou que não está feliz no casamento. Mas que não faz nada para mudar.

Conhece alguém assim? 

É aquela pessoa que não tem coragem de arriscar, seja buscando soluções para melhorar o que tem à mão, seja jogando tudo para o alto e recomeçando do zero.

Ele não aprendeu na infância que as coisas podem dar errado e que, às vezes, a gente se machuca mesmo. mas faz parte.

O adulto deforma a criança. A Isa Minatel, nossa Especialista do Curso Montessori em Casa, fala a respeito disso neste áudio:

Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros.

E se mantém por perto para orientar, caso eles realmente precisem de ajuda. 

Mas se você, que é mãe ou pai, também precisa de ajuda, a dica é acompanhar os Cursos da Escola de Pais MundoemCores.com.

Nossa plataforma conta com conteúdo amplo e de qualidade para quem tem criança em casa.

 Saiba mais sobre Mahatma Gandhi: 

Gandhi inspirou movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo ao empregar a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida para a independência da Índia do Reino Unido. Fonte: Wikipedia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn