Sabemos como o bom relacionamento com os parentes é fundamental para as crianças: avós, padrinhos, primos… Mas hoje é dia de falar que os tios podem ser amigos para a vida toda! E são muito importantes para nossos filhos.
Além disso, com a chegada da adolescência, os sobrinhos podem se sentir mais à vontade de conversar com os tios sobre algo que talvez não falariam com os pais, por exemplo. Você tem sobrinhos? Dê uma olhada em algumas formas de estreitar o relacionamento com eles:
- Leve-os para passeios e brincadeiras, sempre combinado e com a autorização dos pais;
- Embora não tenha essa obrigação, tias e tios também podem colaborar na educação dos pequenos, orientando, corrigindo e ajudando a reforçar os valores transmitidos pelos pais. Atenção para não desrespeitar as regras da casa e não desautorizar seus irmãos na frente dos seus sobrinhos;
- Tente manter uma posição neutra em caso de conflito entre pais e filhos;
- Seja um bom exemplo para as crianças. Sempre lembramos aqui que elas se espelham nos adultos para tudo, né?;
- Esteja disposto a sempre aprender coisas novas e valorize demonstrações de afeto;
- Caso more longe, vale a pena combinar com seu irmão ou irmã um jeito de passar o fim de semana ou um pouco das férias com os sobrinhos. Isso estimula a autonomia das crianças, mas sob a supervisão de alguém de confiança.
E na sua família, como é o relacionamento entre tios e sobrinhos? Lembre-se de que os tios podem ser amigos para toda a vida.