Oba! Tem um novo bebê a caminho na família! - MundoemCores

BLOG

Oba! Tem um novo bebê a caminho na família!

Tem um novo bebê a caminho

Tem um novo bebê a caminho na família? Esse é um momento de felicidade e de muitas mudanças! Mas também é hora de preparar a casa e o coração para a criança que está a caminho, principalmente se você já tem filho.

Isso porque os pequenos que têm entre 2,5 a 4 anos precisam de atenção especial, uma vez que elas podem ter mais dificuldade com a chegada do irmãozinho ou irmãzinha.

Vamos a algumas dicas para ajudar seu filho a lidar com o novo bebê:

Ao saber da gravidez, converse com a criança. Use palavras que ela compreenda, de acordo com a idade. Demonstre confiança e explique que seu amor por ela não mudará, mas o bebê também precisará de muita atenção e carinho;

Diga, por exemplo, que seu filho agora tem um novo superpoder: ajudar a mamãe e o papai a cuidar do irmãozinho. Se ele já for maiorzinho, dê responsabilidades e peça ajuda;

Fale de como será legal ter alguém para brincar e ensine a importância de compartilhar os brinquedos;

Seu filho poderá ter reações negativas para demonstrar ciúmes e chamar a atenção. Tenha paciência e fique de olho nas mudanças de comportamento: se ele já parou de fazer xixi na cama e voltou a essa rotina depois da chegada do bebê, se quer dormir com os pais todas as noites, se ficou mais agressivo ou se faz birra.

Aliás, para a Elisama Santos, do nosso Curso Educando com Disciplina Positiva, orienta sobre como agir diante da birra no áudio abaixo:

Apesar da nova rotina, não esqueça de reservar um tempo no dia para o filho mais velho. Mantenha os hábitos de brincar, ler histórias, ajudar nas tarefas da escola etc;

Evite comparar a criança ao irmãozinho, para não incentivar uma competitividade agressiva entre eles;

Que tal arranjar tempo para fazer um ensaio fotográfico da família? Além de ajudar o filho mais velho a se acostumar com o bebê, é muito divertido!

E claro, se tem um novo bebê a caminho na família, então você precisa assistir aos cursos Cuidados com o Bebê e Amamentação na Prática. Venha com a gente!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn