Você já parou para refletir sobre a dinâmica do cantinho do pensamento? Veja só o que diz a nossa especialista Elisama Santos, autora do Curso Educando com Disciplina Positiva:
“O cantinho do pensamento não fornece ferramentas para lidar com os sentimentos que desencadearam o mau comportamento, o que o torna ineficaz. Em vez disso, não seria mais útil dizer como você espera que a criança se comporte e ajudá-la a entender o próprio comportamento“, propõe.
Além disso, Elisama convida o adulto a pensar sobre a própria infância: “Seja sincero, o que você pensava enquanto estava de castigo? Quantas vezes refletiu sobre o que fez e pensou em formas mais construtivas de lidar com a situação se ela voltasse a acontecer? Eu pensava em vingança e em como meus pais eram ruins e injustos. Algumas amigas pensavam que eram pessoas ruins e outras, em poucos minutos, já haviam inventado uma brincadeira e se distraído”, questiona Elisama.
E mais: “Se o diálogo não está funcionando é porque não estamos sabendo dialogar. E está tudo bem, ninguém está sempre em condições de ouvir e falar. Dê um tempo, respire fundo e recupere a sua consciência para poder ofertar formas mais eficientes de educar. Nenhum mau comportamento existe sozinho, não adianta pensar nele sem analisar a sua origem. É como medicar a febre sem tratar o que lhe deu causa”.
Portanto, cabe a nós, pais e mães, encontrarmos maneiras de educar que sejam mais eficazes, mais adequadas e que surtam o real efeito que desejamos. Por isso, cabe a nós estudar. E, pensando nisso, criamos a nossa escola de pais online. Venha conhecer nossos cursos. Torne-se assinante por pelo menos um mês e veja a quantidade de conteúdo transformador disponível.