Os pais sabem tudo a respeito dos filhos? Muitos acreditam que sim. Mas as crianças podem dizer ou fazer coisas que os adultos jamais esperariam delas. Por isso, uma forma de conhecermos melhor nossos filhos é perguntando a eles, sobre eles mesmos.
No final de 2019, o Programa Fantástico (TV Globo) colocou no ar o último episódio do seu quadro “100 perguntas que vão dar o que falar”, inspirado no livro de mesmo nome, do Movimento Todos Pela Educação.
No livro, as perguntas são separadas em quatro temas: sentimentos, educação, a criança e o jovem no mundo e cultura e esporte. Os pais podem fazer essas perguntas aos filhos em momentos diferentes da vida deles e anotar as respostas, para compará-las depois.
Na TV também funcionou basicamente assim:
Durante 4 anos, a equipe do programa acompanhou um grupo de meninos e meninas, da infância até a adolescência.
Então uma vez por ano então foram feitas a elas perguntas como:
- Do que você mais gosta de brincar?
- Que profissão você acha mais legal?
- Do que você acha que as pessoas mais precisam no mundo?
- Do que mais você tem medo?
- O que te deixa com muita raiva?
- Qual foi o dia mais feliz da sua vida?
- O que você mais gosta de fazer em família?
- O que você sente e pensa ao saber que te amo?
A ideia era ver o quanto as respostas das crianças mudariam (ou não) ao longo do crescimento delas.
Além disso, o programa também mostrou aos pais como os pequenos podem nos surpreender a respeito de uma série de assuntos.
Muitas vezes pensamos que sabemos tudo a respeito de um filho, já que conhecemos as suas preferências e necessidades mais básicas.
Porém, cada ser humano é único. E a forma como reagimos diante das mais diversas situações pode variar conforme o temperamento, a personalidade, e o contexto.
Uma das 100 perguntas do livro, por exemplo, é: “Que história de família você não gostou de ouvir?”
Se perguntassem isso ao seu filho, o que você acha que ele responderia?
Agora imagine só quantas vezes falamos certas coisas perto das crianças, sem nos darmos conta do impacto das nossas palavras na cabecinha delas?
Mas a proposta do 100 Perguntas que vão dar o que falar também foi criar conexão entre pais e filhos, através das conversas geradas a cada pergunta. Porque o diálogo e o fortalecimento do vínculo são fundamentais para a saúde de qualquer família.
Criança não é tudo igual.
E quanto mais aprendemos sobre os filhos, maiores são as chances de entendermos e respeitarmos seus quereres. E assim, educarmos um adulto mais transparente, justo, autônomo e feliz.
A nossa Especialista Isa Minatel, dos Cursos Montessori em Casa e Temperamentos da Criança ao adulto, fala sobre o querer da criança no áudio abaixo.
Conhecer a criança ainda contribui para diminuir as chances dela se envolver com algo que poderá lhe fazer mal no futuro.
O comercial a seguir, do Governo do Estado do Espírito Santo, tem cerca de 10 anos. Mas ele é bastante atual ao mostrar a importância em nos aproximarmos de nossos filhos para os afastarmos de um caminho perigoso, como o das drogas. Assista.
Tenha tempo de qualidade com a sua criança. Evite distrações e brinque com ela pra valer. Se for ao ar livre então? Ainda melhor! Dá ainda para ler junto, ouvir uma música, dançar…
O importante é estar atento para o que o seu filho pensa e sente.
E uma dica, sem dúvida, é fazer o download do livro “100 perguntas que vão dar o que falar”, imprimir e anotar nele as respostas da sua criança para depois comparar as respostas de agora, com aquelas que ela der lá na frente. Vai ser divertido!
Os pais sabem tudo a respeito dos filhos?
Tudo não. Mas podem aprender muito sobre eles não só fazendo as 100 Perguntas que vão dar o que falar, como também assistindo aos cursos da plataforma Mundoemcores.com: um conteúdo valioso para quem quer se aprofundar no universo infantil, principalmente durante a Primeira Infância, a especialidade da nossa Escola de Pais Online.