Algumas crianças já nascem criativas. São inovadoras na forma de brincar ou fazer as tarefas. Outras precisam de mais estímulos para pensar de forma diferente e sem limites. Então, que tal deixar a sua criança fazer arte?
Hoje, a imaginação bem trabalhada é uma ferramenta muito importante para a vida. Essa competência, potencializada, pode ser a base de criação de grandes negócios e também ajudar na solução de problemas.
Por isso, estimular esse lado criativo na sua criança é mais fácil e divertido do que você pensa:
- Seu filho gosta que você leia um livro para ele dormir? Faça isso, mas pare pela metade. Peça que ele use a imaginação para finalizar a história.
- A criança fez um desenho ou uma pintura? Pergunte sobre as formas, as cores e mostre interesse pela arte apresentada. Sempre que possível, faça passeios com ela por museus. E conte com livros ou internet para mostrar quadros e apresentar os artistas.
- Ofereça papel, giz de cera, lápis ou tinta. Tudo bem colorido! E reserve um cantinho da casa para a criança se sentir à vontade.
- Chame o seu filho para a cozinha e peça ajuda na criação dos pratos. Juntos, vocês podem elaborar um cardápio inovador e mais saudável.
- Encha a sua casa de música (boa, de preferência). Vale empurrar os móveis e dançar as favoritas com os pequenos.
- Façam passeios ao ar livre e estimule atividades físicas desde cedo.
- Não reprima a criança, mesmo que as ideias dela sejam sem sentido. Pelo contrário, faça elogios e estimule a criação.
Tenha disposição e doe seu tempo. Não é a televisão que vai despertar a imaginação dos seus filhos. Empenhe-se porque eles precisam de você! Então, que tal deixar a sua criança fazer arte?