BLOG

Qual é a atividade física ideal para cada idade?

Qual é a atividade física ideal para cada idade

A atividade física afasta o risco de obesidade e estimula a coordenação motora, já que proporciona equilíbrio e rapidez. Além disso, exercitar o corpo ajuda no desenvolvimento intelectual da criança, estimulando principalmente a criatividade. Mas, qual é a atividade física ideal para cada idade?

Para começar, saiba que existem esportes adequados para todas as idades e até mesmo os bebês podem entrar na onda. Contudo, é importante, em todos os casos, consultar sempre um profissional para evitar lesões.

  • De 6 semanas a 1 ano – Estimule o bebê a pegar brinquedos espalhados em um lugar seguro. A natação também é indicada desde os primeiros meses de vida.
  • De 1 a 3 anos – As atividades devem envolver equilíbrio, flexibilidade e independência da criança. Por exemplo: solte o som e dance com ela! Vale também correr, dar cambalhota e pular corda. Quanto mais naturais os movimentos nessa fase melhor.
  • De 5 a 8 anos –  Proponha atividades desafiadoras, que envolvam correr, pular e dançar. Apresente a amarelinha, o passa-anel e a corrida de sacos. A partir dos 6 anos, a criança já tem capacidade de pegar a bola e arremessar de volta. Aí você já pode pensar em matriculá-la em escolinhas de futebol, futsal, vôlei, basquete ou handebol. Veja com qual ela vai se identificar mais.
  • De 8 a 14 anos – Depois de apresentar todas as modalidades esportivas para a criança, deixe que ela escolha a favorita. Nessa fase, as crianças já estão com mais equilíbrio, força e destreza.

A partir dos 16 anos – Sim, seu filho cresceu e já pode frequentar a mesma academia que você. Bom que um estimula o outro!

Agora que você já sabe qual é a atividade física ideal para cada idade, assista ao nosso curso Desenvolva seu Filho Brincando e saiba mais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn