BLOG

Quais as causas do mau comportamento das crianças?

Sobre o mau comportamento das crianças

Quais as causas do mau comportamento das crianças? Será que você sabe e está atento a isso? Sim, porque é preciso avaliar tudo o que pode estar fazendo com que seu filho aja dessa maneira.

Causas psicológicas, alguma maneira inadequada de interação dos pais, algum episódio na escola. Enfim, na maioria das vezes o motivo não está no comportamento em si. Mas, como alerta nossa especialista Elisama Santos, do Curso Educando com Disciplina Positiva, a causa pode ser simples:

“Fome, sono, sede, calor, frio e outras necessidades físicas interferem diretamente no humor e no comportamento. Por isso, observá-las com atenção pode facilitar os seus dias, uma vez que elas aumentam a irritação e o estresse, diminuindo consideravelmente a capacidade de escutar, colaborar e nos atender. Crianças pequenas (até três anos), na maioria das vezes, não conseguem reconhecer de onde vêm as sensações. Muito menos formular um pedido para que sejam atendidas”, explica.

E completa: “Pra gente, é óbvio, mas para elas as coisas funcionam de outro jeito. Sentem um incômodo que não sabem ao certo de onde vem, nem para onde vai, ficam nervosas e explodem em choros e gritos. Enquanto a criança não desenvolve uma maior capacidade de fala e consciência corporal, é responsabilidade do cuidador desvendar e atender o que o seu corpinho precisa. Nem tudo é necessidade de atenção, disputa de poder etc. Às vezes, é só fome mesmo”.

Já conhece o curso da Elisama, o Educando com Disciplina Positiva? Ele muda vidas, e para melhor. Assine a nossa plataforma e tenha todo o conteúdo disponível para ajudar nessa importante missão que é educar filhos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn