BLOG

Posso dormir na casa do meu amigo?

Posso dormir na casa do meu amigo?

É… seu filho está crescendo. Antes ele chegava com medo depois de um pesadelo pedindo para dormir na sua cama, e do nada vem com essa pergunta: posso dormir na casa do meu amigo? Como lidar com essa mudança e tomar os devidos cuidados?

Se ele for muito novinho, por volta dos 5 anos, você pode até deixar desde que seja na casa de parentes próximos. É comum a proximidade com os primos nessa idade. Mais grandinho, você pode permitir que ele passe a noite na casa do amigo, contanto que você conheça a família.

  • Na primeira vez, procure fazer a malinha com a criança, colocando o brinquedo favorito, um biscoito que ele adora comer ao acordar ou um bichinho de pelúcia inseparável.
  • Fale que na casa dos outros é obrigatório escovar os dentes também.
  • Detalhes como dormir sozinho no próprio quarto e não acordar à noite sempre precisando da sua ajuda já dão uma noção se ele tem ou não autonomia para dormir em outra casa. Mesmo assim arrisque se ele insistir, mas…
  • Prepare-se para ter que ir buscá-lo no meio da noite, uma vez que é muito comum a criança mudar de ideia nas primeiras vezes e sentir a sua falta. Tenha paciência e converse. Pergunte o que aconteceu, mas não pressione.
  • Uma forma de mostrar que é possível dormir longe dos pais é chamar um amiguinho dele para dormir na sua casa. Ele vai observar a coragem dele, ver que pode ser divertido e querer imitá-lo da próxima vez.

Para saber mais sobre o sono da criança, assista ao curso Guia do Sono Infantil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn