É… seu filho está crescendo. Antes ele chegava com medo depois de um pesadelo pedindo para dormir na sua cama, e do nada vem com essa pergunta: posso dormir na casa do meu amigo? Como lidar com essa mudança e tomar os devidos cuidados?
Se ele for muito novinho, por volta dos 5 anos, você pode até deixar desde que seja na casa de parentes próximos. É comum a proximidade com os primos nessa idade. Mais grandinho, você pode permitir que ele passe a noite na casa do amigo, contanto que você conheça a família.
- Na primeira vez, procure fazer a malinha com a criança, colocando o brinquedo favorito, um biscoito que ele adora comer ao acordar ou um bichinho de pelúcia inseparável.
- Fale que na casa dos outros é obrigatório escovar os dentes também.
- Detalhes como dormir sozinho no próprio quarto e não acordar à noite sempre precisando da sua ajuda já dão uma noção se ele tem ou não autonomia para dormir em outra casa. Mesmo assim arrisque se ele insistir, mas…
- Prepare-se para ter que ir buscá-lo no meio da noite, uma vez que é muito comum a criança mudar de ideia nas primeiras vezes e sentir a sua falta. Tenha paciência e converse. Pergunte o que aconteceu, mas não pressione.
- Uma forma de mostrar que é possível dormir longe dos pais é chamar um amiguinho dele para dormir na sua casa. Ele vai observar a coragem dele, ver que pode ser divertido e querer imitá-lo da próxima vez.
Para saber mais sobre o sono da criança, assista ao curso Guia do Sono Infantil.