Blog

Os primeiros dias do bebê

O bebê chega e, com ele, surgem diversas dúvidas. No novo curso do MundoemCores.com, o Cuidados com o Bebê, vamos dar dicas para os primeiros dias do seu filho

Por Danielly Magioni

Aprenda como cuidar de um recém-nascido

O bebê está chorando e bate aquele desespero nos pais para tentar entender o que está acontecendo. Fome? Frio? Calor? Dor? Resumindo, os motivos podem ser muitos, mas você sabia que é possível identificar a causa apenas observando o choro? Sim! Além disso, sabia que existe uma maneira mais adequada de dar banho no seu filho, de colocá-lo para dormir? Essas e outras informações ajudam, e muito, nos primeiros dias do bebê.

Por isso, o MundoemCores.com criou o seu mais recente curso online: o Cuidados com o Bebê (saiba mais), com Pâmela Rodrigues. Ela é graduada em Enfermagem e Obstetrícia, especialista em Neonatologia e consultora em Aleitamento Materno e Cuidados com o recém-nascido. Com toda essa experiência, você terá muita informação de qualidade.

Por que o bebê chora?

Em resumo, o curso tem sete módulos, que vão oferecer às mamães e aos papais um verdadeiro manual. No primeiro deles, Pâmela fala somente sobre os tipos de choros do bebê. Basicamente, é importante saber que o seu filho vai chorar por fome, sono, por algum desconforto, porque quer arrotar ou porque está sentindo cólica. E você vai aprender a identificar cada um desses chorinhos e também como agir diante deles.

Em seguida, teremos o segundo módulo exclusivo sobre as cólicas dos bebês. Esse é um assunto que pode se tornar um pesadelo nos primeiros meses por não sabermos o que fazer para aliviar as dores daquele serzinho tão pequeno. Por isso que no curso explicamos as diferenças entre a cólica, os gases e a fase inicial de amadurecimento do intestino da criança. Além disso, você vai entender como prevenir as dores, como aliviá-las e se existe algum tratamento eficaz para elas.

Como tratar o umbigo do bebê

Esse pode ser um tema que assusta no primeiro momento, não é verdade? Em primeiro lugar, é preciso dizer que muita coisa mudou ao longo dos anos. Portanto, tenha em mente que hábitos antigos, como enrolar o umbigo com uma faixa e colocar uma moeda no local… não são recomendados. Mas, fique tranquila porque a Pâmela explica como devem ser os cuidados nos primeiros dias até que o coto umbilical caia.

No Curso Cuidados com o Bebê você vai aprender as maneiras mais adequadas de segurar um recém-nascido

Como segurar o recém-nascido?

Preparamos um módulo inteiro sobre esse tema porque, embora muitos não saibam, a forma como seguramos o bebê influencia, e muito. Por exemplo, um desses benefícios ocorre durante a amamentação, quando a posição adequada auxilia para uma pega correta.

Nesse módulo vamos abordar sobre o sling. Conhece? Não? Nada mais é do que uma grande faixa larga utilizada para carregar o bebê junto ao corpo. E ele traz inúmeros benefícios. Portanto, mais um assunto que você vai aprender.

Da mesma forma, você vai saber mais sobre o xixi e o cocô. Quantas vezes o bebê precisa fazer? Você sabia que existe uma maneira correta de trocar a fralda do seu filho para evitar problemas, como a infecção? Além disso, você sabia que levantar as perninhas em direção à cabeça do bebê é errado e pode ser perigoso? Assista ao curso e entenda o por quê.

Outro assunto abordado é a hora do banho. Você sabe quantos banhos o bebê deve tomar? Qual é o sabonete mais indicado para os primeiros dias? Qual banheira é recomendada e o que precisamos colocar nela? Qual é o nível de água ideal para o bebê? E o banho de ofurô? Posso dar no meu filho?

Sono infantil

Preparamos, ainda, um módulo somente para falar sobre a hora do sono. E ele inclui informações como as posições mais adequadas e seguras, o melhor local e ambiente para o bebê dormir e, também, sobre os cuidados para aconchegar o seu filho. Além disso, ao assinar a plataforma, você poderá assistir a outro sobre esse tema, o Guia do Sono Infantil (saiba mais).

Em suma, esse curso aprofunda o tema sono infantil, ensinando o que influencia para que a criança tenha uma noite tranquila ou mais agitada. Você vai aprender as fases pelas quais ela passa e a importância do sono para o desenvolvimento físico e cognitivo. E também como ajudá-la a ter um sono restaurador, sem que para isso você precise deixar a criança chorando. Ou seja, tudo com base em muita informação e mantendo o vínculo entre vocês.

Perguntas frequentes

Certamente, as dúvidas são muitas quando o assunto é a chegada de um bebê. Por isso, preparamos um módulo inteiro do curso com respostas às principais perguntas. Vamos falar sobre quais são as diferenças entre vômito, refluxo e golfo. E, mais, sobre como evitar problemas como infecção urinária, o sapinho e a bronquiolite. Você vai saber qual é o melhor momento para furar a orelhinha do bebê, se deve usar pomada de assadura, quando sair com o bebê etc.

Viu só? Como dissemos no início, o curso Cuidados com o Bebê é um verdadeiro manual para quem está esperando uma criança. E, você já sabe, ao assinar a plataforma, poderá assistir a todos os outros cursos. Com isso, poderá se preparar para educar seu filho de uma maneira mais consciente, com informações sobre o seu desenvolvimento. Acima de tudo, o mais importante: aprenderá como interagir com ele com base no respeito, no vínculo, no amor e sem perder a autoridade. Venha com a gente!

Você também pode se interessar por:

  • As crianças estão crescendo direito?

  • Como ajudar a criança a dormir melhor

  • A gente estuda para tanta coisa…

  • Meu filho quer um cachorro. E agora?

Saiba como os cursos do MundoemCores.com
mudaram vidas de famílias como a sua!

  • “Trabalho com o Método Montessoriano e vejo como ele facilita o aprendizado da criança”

    Valéria é Orientadora Pedagógica de São Luiz do Maranhão e encontrou no curso Montessori em Casa uma forma de aumentar seu conhecimento sobre essa filosofia e se preparar ainda mais para transmitir seus ensinamentos às crianças com quem trabalha.

    Valéria Ferreira Santos

  • “Você se prepara pra tudo na vida. Pra ser mãe, você não se prepara!”

    Carolina buscava orientação para dar uma melhor educação à filha Maria Clara. Viu no evento presencial realizado pelo MundoemCores.com, em Maceió/AL, uma forma diferente de lidar com a personalidade da sua filha.

    Carolina Lira

  • “Eu vi que é possível estruturar a casa para receber os filhos com o respeito que merecem”

    Greicy conheceu o curso quando buscava conhecimento para apresentar às seguidoras da sua fanpage, Mães no Comando, e revela que acabou mudando a sua forma de pensar. Ela disse já observar a transformação de suas filhas, depois da sua própria transformação.

    Greiciely Magno

Siga nas redes sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE