BLOG

“Os bebês entendem tudo.”

“Os bebês entendem tudo'. Françoise Dolto.

“Os bebês entendem tudo”, nas palavras da Psicanalista Francesa Françoise Dolto. E é a partir dessa frase que mais uma vez falamos em nosso blog sobre não subestimar a criança. 

Sim, mamãe e papai: o bebê de vocês não está alheio ao que acontece ao seu redor, muito pelo contrário. 

Um recém-nascido já consegue, por exemplo, identificar o sentido do que estamos falando, a partir da nossa entonação da voz e expressão facial. Com o tempo, isso o ajudará a estabelecer padrões para se comunicar com as pessoas essenciais para o seu bem-estar, ainda que normalmente pelo choro no começo.

O segundo passo para o bebê será emitir os primeiros sons, os balbucios, na tentativa de ter uma conversa mais efetiva com quem cuida dele. 

Com cerca de 4 meses, o bebê reconhece o próprio nome quando chamado. E, pela voz, já sabe quem é de casa ou não. Em outras palavras, ele percebe quando tem alguém estranho no mesmo ambiente que ele. 

Daí em diante, não demora muito para que ele consiga saber como você está se sentindo, para querer te imitar, ou mesmo para se indignar contra alguma injustiça!

Os bebês entendem tudo. E são incríveis!

Por isso, aproveite essa fase deliciosa da infância do seu filho. Com a sua ajuda – e as ferramentas do MundoemCores.com – ele vai longe! 

Por isso, aproveite essa fase deliciosa da infância do seu filho. Com a sua ajuda – e as ferramentas do MundoemCores.com – ele pode ir longe! 

Sobre Françoise Dolto

Françoise Dolto foi uma das pioneiras, em psicanálise de criança. 

Segundo artigo da Federação Brasileira de Psicanálise, “Dolto afirmava que a criança, antes mesmo de usar uma linguagem verdadeira, já se comunica, à sua maneira, com o corpo”.

Além disso, “aprende a se locomover engatinhando e começa a querer libertar-se de seus pais, exprimindo desejo de autonomia”. Dolto “preocupou-se com a possível prevenção de problemas em relação aos pais e à cura dos filhos, por meio da compreensão dos afetos”

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn