
“Meu pai sempre me dizia: Não levante a sua voz, melhore os seus argumentos.”: Essa frase é atribuída a Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid na África do Sul, seu País natal.
Mas por que achamos que aumentando tom da nossa voz nós vamos ganhar uma discussão?
Acontece quando o assunto é política, futebol ou religião. Mas também perdemos facilmente a calma – e a razão – quando lidamos com o marido, a esposa ou com os nossos filhos.
E o que as crianças aprendem quando gritamos? Nada além de gritar também.
Talvez você também faça isso, sem perceber. Porém, o ideal é que, em situações de conflito, saibamos reconhecer os nossos gatilhos, respirar fundo e buscar as palavras certas para conversar com o outro.
A Mesa da Paz, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta para resolver um desentendimento em casa. A gente explica sobre a Mesa da Paz no Curso Educando com Disciplina Positiva.
Outro recurso é fazer combinados com a criança. Dessa forma, você ensina ao seu filho sobre regras – e sobre a negociação delas.
Com o tempo, ele também vai aprender a argumentar ao invés de levantar a voz. E é bem provável que leve essa lição pra toda a vida.
Saiba mais sobre Desmond Tutu:
O apartheid foi um sistema de segregação racial que mantinha as pessoas negras separadas das brancas na África do Sul.
A segregação racial finalmente terminou no começo dos anos 1990. Em 1995, Tutu liderou um comitê que investigou os crimes do apartheid.