BLOG

Não diga para a criança que algo é fácil

Isso é fácil ou difícil?

Quem nunca ouviu ou disse a frase: “Ah, mas isso é muito fácil!”? Agora, imagine a criança que está ouvindo! Pode não ser fácil para ela, não é verdade? Portanto, não diga para a criança que algo é fácil!

Além disso, se dizemos o tempo todo que tudo é fácil, podemos fazer com que nossos filhos paralisem diante das dificuldades, como bem explica Elisama Santos, do Curso Educando com Disciplina Positiva.

“Se eu educo a criança dizendo que tudo é fácil, ela vai esperar que as coisas sejam fáceis para ela e vai paralisar diante de um desafio. Diga, então, que algo é difícil, sim, mas que isso não é um problema, pois nós podemos conseguir fazer coisas difíceis”, orienta.

E continua: “Falar o tempo todo que é fácil, mina a autoconfiança, a autoestima. Não diga para a criança que algo é fácil. Não! É difícil, é desafiador, sim, mas a gente precisa tentar. E os meus filhos costumam repetir isso”.

Outra coisa que devemos evitar é elogiar a criança em tudo o que ela faz. A Isa Minatel, do nossos Cursos Montessori em Casa e Temperamentos da Criança ao Adulto orienta a respeito disso no áudio que você pode ouvir abaixo.

Quer entender melhor como ajudar a sua criança a extrair todo o potencial que ela tem? É preciso mudar a visão que temos sobre a infância. Há muito o que aprender para, então, orientarmos nossos filhos de maneira mais eficaz. Venha com a gente! Conheça nossos cursos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn