Blog

Como evitar a morte súbita em bebês?

Qual é a posição ideal para o bebê dormir? Já se sabe que ela diminui em até 70% o risco de morte súbita. Saiba como evitar esse mal

Por Danielly Magioni

Dormir de barriga para cima evita a morte súbita em bebês

Já ouviu falar em morte súbita em bebês? Esse é um assunto pouco falado. Mas, você sabia que colocar o bebê para dormir na posição certa diminui em até 70% o risco de isso acontecer, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)?

Sim, informação pode salvar vidas! Por isso, queremos dividir com você que a morte súbita ocorre quando o bebê morre sem causa aparente, geralmente durante o sono noturno. E ela aparece em primeiro lugar como razão para o óbito de bebês com menos de um ano de idade.

Causas desconhecidas

Mas, apesar de os reais motivos serem, ainda, um enigma para a medicina, algumas situações potencializam esse tipo de acontecimento. Entre elas, estão: dormir de bruços ou de lado; dormir na mesma cama que os pais ou o irmão; excesso de calor no ambiente; mãe que fuma durante a gravidez ou após o parto; e atraso na maturidade do tronco cerebral.

Por exemplo, o bebê que dorme de lado ou de bruços pode inalar gás carbônico em excesso. Também são maiores as probabilidades de ter asfixia por compressão das vias aéreas e de comprimir os órgãos.

Além disso, o uso de cobertores macios, travesseiros e protetores de berço pode provocar sufocamento do bebê. “O travesseiro, por exemplo, faz com que o queixo encoste no peito, dificultando a respiração. Da mesma forma, os cobertores soltos podem levar ao sufocamento quando levados ao rosto pelo próprio bebê”, explica Pâmela.

Como evitar a morte súbita em bebês?

Para esclarecer e auxiliar pais e mães sobre a morte súbita, a Academia Americana de Pediatria (APP), referência mundial no assunto, publica regularmente orientações baseadas em pesquisas sobre o sono seguro. Em resumo, essas orientações previnem problemas graves. Por isso, você precisa saber como evitar a morte súbita em bebês (lista publicada pela Crescer):

Colocar o bebê para dormir de barriga para cima.

“Todos os estudos indicam que o reflexo do bebê é virar a cabeça para o lado. Com isso, se estiver deitado de lado ou de bruços, esse reflexo poderá fazer com que sufoque no próprio vômito. Portanto, dormir de barriga pra cima é uma das formas de evitar a morte súbita de bebês”, alerta a enfermeira neonatologista Pâmela Rodrigues, autora do curso Cuidados com o Bebê (clique aqui), do MundoemCores.com.

Utilizar um colchão firme

Ou seja, carrinho de bebê, sling, bebê conforto e cadeirinha de carro não devem ser usados para a rotina do sono. Isso somente pode ocorrer durante o dia, sob a supervisão de um adulto.

Dormir no quarto dos pais

A recomendação é que os bebês durmam no quarto dos pais até um ano de idade, para que possam monitorar melhor o seu sono. Para a APP, o melhor é que durmam em cama separada.

No berço, apenas o bebê

Em resumo, não deixe objetos, nem brinquedos perto do bebê na hora de dormir. Ou seja, no berço, apenas o bebê. Além disso, evite os protetores de berço, que também podem sufocar a criança.

Chupeta pode ser aliada

Considere oferecer chupeta, já que alguns estudos indicam que ela pode ajudar a evitar a morte súbita (os motivos ainda não estão claros). Mas, só faça isso após a amamentação estar firmemente estabelecida.

Faça o pré-natal!

Faça o pré-natal correto. Isso é importante já que existem diversas evidências que relacionam um menor risco de morte súbita em crianças cujas mães fizeram um pré-natal regular.

Fique longe do cigarro!

Evite fumar durante a gravidez e após o parto, visto que o desenvolvimento do bebê no útero é prejudicado pelos maus hábitos, o que pode levar à prematuridade – um fator de risco para a morte súbita. E o fumo passivo prejudica o sistema respiratório.

O mesmo vale para álcool e drogas

Também evite álcool e drogas durante a gravidez e depois do parto.

Cuidado com o excesso de roupas

Evite, ainda, deixar o bebê muito quente, com muitas roupas. Em resumo, vista a criança com uma “camada” a mais de roupa do que você. Também não se deve cobrir a cabeça nem as mãos do seu filho, pois é pelas extremidades que ele regula a sua temperatura.

De dia, deixe o bebê de barriga para baixo

Deixe o bebê de barriga para baixo enquanto acordado e sob supervisão, pois essa posição ajuda no desenvolvimento e evita a pagliocefalia posicional, causada por bebês que ficam somente em uma posição.

Amamente

Amamente é importante porque, ao sugar o peito, a criança é obrigada a respirar pelo nariz. Assim, desenvolve melhor o sistema respiratório, deixando os músculos fortalecidos.

Vacine seu filho

Vacine o bebê, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, pois a imunização pode ter um efeito protetor contra a morte súbita.

Cuidado com produtos enganosos

Não acredite em propagandas de produtos que dizem evitar morte súbita, pois não há nenhum acessório ou produto que tenha essa finalidade, muito menos pesquisas científicas que comprovem algum benefício.

Divulgue essas informações

Faça com que todos que ajudam você nos cuidados com o bebê saibam das recomendações sobre como prevenir a morte súbita.

Esses e outros assuntos estão no curso Cuidados com o Bebê. Em resumo, você vai aprender tudo o que precisa para se preparar para a chegada do seu filho. Ah, e se você já é mãe ou pai de um bebê, não perca tempo e garanta já os conhecimentos sobre o universo infantil. Para isso, acesse www.mundoemcores.com.

Você também pode se interessar por:

  • Cuidado com o excesso de antibióticos

  • Briga entre irmãos

  • Comemore o primeiro aninho!

  • Ansiedade não é coisa só de adulto

Saiba como os cursos do MundoemCores.com
mudaram vidas de famílias como a sua!

  • “Você se prepara pra tudo na vida. Pra ser mãe, você não se prepara!”

    Carolina buscava orientação para dar uma melhor educação à filha Maria Clara. Viu no evento presencial realizado pelo MundoemCores.com, em Maceió/AL, uma forma diferente de lidar com a personalidade da sua filha.

    Carolina Lira

  • “Pude começar a entender que quem tinha que mudar era eu”

    Sandra conheceu o MundoemCores.com por meio da escola do filho Enzo e começou a entender os sinais que ele apresentava. Entendeu que precisava mudar seu comportamento e hoje tem uma relação muito melhor com seu filho.

    Sandra Teixeira

  • “Muito obrigada por vocês terem trazido tudo isso pra minha família”

    Flaviane finalizou o curso Montessori em Casa e começou a assistir às aulas do Educando com Disciplina Positiva. Ela conta como sua vida mudou após aplicar o que aprendeu nos vídeos.

    Flaviane Cintia de Avila Dutra

Siga nas redes sociais

FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE