“Meu filho quer um cachorro. E agora?”. Ter um novo membro na família dá trabalho e pede disposição dos pais, mas os benefícios que essa experiência pode trazer para as crianças servem como recompensa.
Por isso, se você pretende dar um animal para seus filhos, converse antes e divida os cuidados como o passeio diário, a comida na hora certa e a educação.
Dessa forma, a criança vai se sentir mais responsável e perceber como é importante uma relação de respeito com o próximo e com a natureza.
Além disso, veja só outros benefícios que um bichinho de estimação pode trazer para o seu filho:
- Ao se relacionar com um animal, a criança passa a trabalhar com sentimentos como alegria, tristeza, tolerância, paciência e compreensão;
- Também aprende a se colocar no lugar do outro;
- Essa relação trabalha o desenvolvimento do vínculo afetivo;
- Outro ponto positivo é que seu filho ganhará uma companhia diária para as brincadeiras;
- Um animal ajuda a exercitar a imaginação e a criatividade;
- Além de desenvolver nas crianças a percepção sobre o ciclo da vida;
- E, por fim, um bichinho de estimação estimula passeios ao ar livre, melhorando a saúde e a vida social.
Portanto, diante da pergunta inicial “Meu filho quer um cachorro. E agora?”, o conselho que damos é que você esteja ciente das responsabilidades com esse serzinho, que muitas vezes recairão mais sobre você do que da criança. Mas, se possível, dê esse presente para o seu filho!
Quer saber mais sobre como educar as crianças de uma maneira mais respeitosa, afetuosa e sem perder a firmeza? Assista aos nossos cursos!