Estrabismo? Miopia? Astigmatismo? Hipermetropia? Esses problemas de visão são conhecidos de muitos adultos. No entanto, eles podem começar a se manifestar ainda na infância e se tornarem um grande trauma para os pequenos.
Logo nas primeiras 48 horas de vida é feito o teste do olhinho, que já pode identificar alguma anormalidade na visão. Caso haja, o oftalmologista deve ser procurado imediatamente. Se não houver, as primeiras consultas com o especialista podem ocorrer anualmente a partir dos três anos de idade. Fique de olho:
- Observe se a criança precisa se aproximar demais para conseguir ler, usar o celular ou assistir televisão, por exemplo;
- Se o problema já foi diagnosticado, é importante explicar ao seu filho a importância do uso dos óculos, mostrando como eles podem melhorar o dia a dia. Mas atenção: caso ele demonstre uma rejeição inicial, não o repreenda com castigos. Isso pode fazê-lo detestar ainda mais a ideia;
- Deixar que ele mesmo escolha a cor e a armação ajuda na aceitação;
- Na escola, converse com os professores e peça ajuda na adaptação em sala de aula;
- O incentivo da família também é super necessário nesse período: nada de falar que usar óculos é horrível ou chamar a criança de “quatro olhos”, hein? Em vez disso, fale como o novo visual ficou mais estiloso.
Quer aprender mais sobre a Primeira Infância? Então conheça os Cursos da Escola de Pais MundoemCores.com. Eles vão impactar a vida de toda a sua família.