BLOG

Meu filho pode usar desodorante?

Meu filho pode usar desodorante?

O suor tem a função de regular a temperatura do corpo, tanto em adultos quanto em crianças. Mas, será que meu filho precisa usar desodorante? Quando se deve começar o uso desse produto?

Embora existam em versões sem álcool e infantil, desodorantes não são indicados para crianças até por volta dos 10 anos sem autorização médica. Se a intenção for deixar seu pequeno cheirosinho, há perfumes dermatologicamente recomendados para a pele dele.

No entanto, há alguns fatores que podem fazer com que crianças apresentem algum cheiro fora do normal nas axilas.

Os mais comuns são:

  • Bactérias: o suor não tem cheiro, porém passa a ter ao entrar em contato com bactérias presentes naturalmente no corpo humano, principalmente nas axilas. Portanto, atenção à higiene do seu filho!.
  • Alimentação: refeições ricas em alho e cebola podem causar suor com um cheiro mais forte.
  • Diabetes: crianças diabéticas podem apresentar um odor mais acentuado e “adocicado”.
  • Suor em excesso: quando as glândulas sudoríparas são hiperativas, produzindo a chamada hiperidrose.
  • Puberdade: acontece por volta dos 10 anos, quando ocorre a ativação das glândulas sudoríparas e a produção dos hormônios sexuais – estes sim responsáveis pelo cheiro, uma vez que o suor é inodoro.

Algumas opções para prevenir os fortes odores em crianças são:

  •       Higiene em dia, usando sabonete bactericida;
  •       Uso de roupas limpas, leves e de tecidos naturais;
  •       Alimentação equilibrada.

É importante não menosprezar o incômodo da criança.

Se ela própria reclama do odor desagradável, ou pior, se se sente constrangida por conta dos amigos, é preciso entender o que está acontecendo, que fator está causando o odor, para encontrar uma saída.

Mas nunca devemos diminuir o sentimento da criança ou fazer piada do problema.

E quando a criança quer passar o desodorante só porque vê o adulto usando?

O jeito é explicar que não pode, que não chegou a hora pra isso ainda, que isso pode até fazer mal a ela. E reforçar sobre como deve acontecer a higiene na idade dela.

Mas saiba que é normal a criança querer nos imitar. Usar nossas roupas, sapatos, cosméticos, repetir as nossas falas e gestos. Por isso devemos nos preocupar com as atitudes que temos diante delas.

Aliás, a Luciane Mota, Especialista do nosso Desenvolva seu Filho Brincando, fala justamente sobre darmos bons exemplos aos nossos filhos no áudio abaixo, trecho do curso dela. Confira.

E ficou clara a resposta para a pergunta “Meu filho pode usar desodorante?”. A gente espera que sim. Mas caso o cheiro persista ou você ainda tenha dúvidas, a sugestão é que você procure um pediatra. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn