BLOG

Meu filho está pronto para ganhar um celular?

Meu filho está pronto para ganhar um celular?

Meu filho está pronto para ganhar um celular? Há vários fatores a se considerar antes de tomar essa decisão. Em primeiro lugar, tem a questão da segurança dos pais em relação à criança/adolescente. Uma vez que basta uma ligação ou uma mensagem para receber uma resposta que alivia.

Além disso, seu filho pode passar por uma situação de emergência quando estiver longe de você e, com o celular, pode entrar em contato mais facilmente. Mas o uso excessivo pode comprometer a saúde. Por exemplo, causando dores na nuca, nos olhos, nos polegares e, em muitos casos, o aparelho causa agitação, atrapalhando o sono e até a concentração.

Isso sem contar os problemas de se navegar na internet. Então, como saber se meu filho está preparado para ter um celular e como educar o uso?

Saiba mais:

  • Primeiro: não caia no papo dele de que “todos” os amiguinhos têm um celular. A maioria já usou, mas muitos ainda são emprestados dos pais. Avalie se é realmente necessário, se ele dorme na casa dos colegas ou precisa ficar muito tempo sozinho longe de você. A verdade é que antes dos 7 anos, o aparelho funciona mais como um brinquedo.
  • Antes de comprar, faça um treino com um celular mais antigo. Deixe que ele use quando precisar te ligar pedindo para ser buscado numa festinha da escola, por exemplo.
  • Se resolver comprar um celular novo, estabeleça um valor mensal fixo. Serve um pré-pago, por exemplo. E peça que a criança pague com a mesada. Assim ela aprende a economizar desde cedo.
  • Estabeleça uma rotina de uso. Fique atento e imponha limites, mesmo que seja para jogar.
  • Oriente para que ele não passe o número para desconhecidos e que não atenda ligações na rua, por causa do risco de assaltos e desatenção no trânsito.

Agora que demos algumas dicas para a pergunta “Meu filho está pronto para ganhar um celular?”, avalie a situação da sua casa. E, se precisar de ajuda para educar de uma maneira mais leve, respeitosa e com autoridade, assista aos nossos cursos!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn