BLOG

Meu filho está com o colesterol alto. O que fazer?

Meu filho está com o colesterol alto. O que fazer?

“Meu filho está com o colesterol alto. O que fazer?”. Estima-se que 30% das crianças brasileiras tenham problemas como esse. Mas você sabe o que isso quer dizer?

Muitas pessoas conhecem o colesterol bom e o ruim. Ou seja, o chamado “bom” é o HDL, que atua na limpeza das vias sanguíneas, enquanto o “ruim” é o LDL, que pode se acumular nas veias e criar placas de gordura.

Mas, não é só criança gordinha que pode apresentar altos índices do LDL. Os pequenos considerados no peso ideal podem ter o nível de colesterol alto, seja pela herança genética ou por ­­­uma alimentação rica em gordura e pobre em nutrientes.

O que fazer?

  • Em primeiro lugar, independente do histórico familiar, é preciso ficar de olho desde cedinho. A prevenção começa com amamentação exclusiva até os seis meses e, a partir dessa idade, a introdução de alimentos saudáveis. Tudo sempre com a ajuda de um nutricionista e acompanhamento médico;
  • Reduza o consumo de frituras e de alimentos industrializados. Portanto, dê preferência para comidas de verdade: frutas, legumes e verduras, além de cereais integrais e fontes de fibra. Substitua carnes gordas e derivados integrais do leite (queijos amarelos) por versões com menor índice de gordura;
  • Em lugar do refrigerante, aposte em sucos naturais e vitaminas de frutas, de preferência com pouco ou sem açúcar;
  • Faça a criança se mexer! Leve-a para praticar uma atividade física que ela goste ou para brincadeiras ao ar livre. A prática deve ocorrer, pelo menos, três vezes na semana e ter duração mínima de 30 minutos;
  • Que tal levar a criançada pra cozinha? Conte com elas no preparo de bolos e de biscoitinhos saudáveis que podem ir para a lancheira do dia seguinte. Assim, além de se divertir, as crianças vão aprender na prática a importância de uma alimentação saudável.

Agora que já respondemos à pergunta “Meu filho está com o colesterol alto. O que fazer?, fique atento à saúde da sua criança.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn