BLOG

Incentive a criança a aceitar a diversidade desde cedo

Incentive a criança a aceitar a diversidade desde cedo

Todas as pessoas são diferentes, basta olhar ao nosso redor. E todo encontro com a diversidade é uma possibilidade de aprendizagem e crescimento. Por isso, incentive a criança a aceitar a diversidade desde cedo. Dessa forma, ela se tornará um adulto que respeita e não julga o próximo e é livre de preconceitos.

Ou seja, seu filho precisa entender que todos somos importantes. E essa orientação precisa vir de casa. Além disso, já sabemos que a criança observa o comportamento dos pais e tende a repetir. Por isso, cuidado com as suas atitudes, falas e olhares, mesmo sem intenção, que induzem à discriminação.

Outras dicas:

  • Não ria de histórias ou piadas estigmatizantes. Mostre indignação, converse e explique porque é errado esse tipo de comportamento.
  • Pesquise e escolha uma escola aberta à diversidade, que discuta abertamente o preconceito. Assim, a criança tem a oportunidade de fazer amigos de diferentes culturas, raças e etnias.
  • Onde o seu filho estuda não é assim? Converse com os outros pais de alunos e gestores escolares para que essa postura seja adotada.
  • Presenteie seu filho com livros ou publicações que tratem da diversidade de forma positiva.
  • Presenciou uma cena do seu filho ofendendo outra pessoa? Chame para uma conversa e investigue a ação.
  • Se possível, façam viagens ou pequenos passeios para conhecer novos lugares, novos costumes e novas culturas.

Prepare seu filho! Quanto mais cedo ele aprender a lidar com as diferenças, sem preconceitos, mais feliz ele será. Incentive a criança a aceitar a diversidade desde cedo! Para mais dicas sobre educação, assista aos nossos cursos!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn