Uma preocupação constante dos pais é a segurança das crianças, independente da idade. Por isso, aprendemos desde novos a não falar com pessoas que não conhecemos, ou a olhar para os dois lados da rua ao atravessar. Ou seja, é sempre importante que você fale de segurança com seu filho.
Mas como ensinar seu filho a identificar as situações de perigo?
- Dê bons exemplos, sempre. Mesmo que não tenha certeza ainda de que a criança é capaz de assimilar o que você está ensinando (mas saiba que ela pode te surpreender!).
- Por exemplo, quando for cruzar a rua, faça na faixa de pedestres e ensine a criança a observar o semáforo, se houver.
- Quando as brincadeiras forem ao ar livre, como andar de bicicleta e skate, lembre-se dos equipamentos de segurança.
- Para a prática de algum desses esportes, busque por área própria. O ideal é que seja um local seguro, sem a circulação de carros, como um parque.
- Se a criança for muito novinha e vocês estiverem em um espaço com muitas pessoas, ponha no bolso dela um papel com seu telefone.
- Caso ela já compreenda instruções mais complexas, ensine-a que, caso ela se perca, deve ficar no mesmo lugar e pedir ajuda para pessoas uniformizadas, como policiais, seguranças ou guarda-vidas.
- Nunca deixe a criança sozinha em piscinas sem guarda-vidas.
- Mostre a ela também como ler as placas de segurança.
- Ensine seu filho a ligar para os números de emergência (192 ou 193) e como passar as informações;
Contato com estranhos
- A criança quer ter acesso às redes sociais? Converse e ensine as formas de ter cuidado. Se ela ainda for muito nova, crie a senha e deixe-a acessar sob sua supervisão e apenas algumas horas por dia.
- Caso seu filho já tenha idade para fazer isso sozinho, explique que não deve falar com quem não conhece pessoalmente e pergunte sobre conversas suspeitas.
- A velha máxima de evitar contato com estranhos ainda vale, mesmo que seja um vizinho da rua. Ensine a criança a não aceitar presentinhos e a não entrar em carros de pessoas desconhecidas.
- Além disso, ensine que se alguém quiser tocá-la de um jeito estranho ou levá-la a força, ela pode gritar ou entrar em alguma loja movimentada.
- Mantenha um diálogo com a sua criança para que ele tenha confiança em você e conte quando algo suspeito acontecer. E fale de segurança com seu filho.
Quer aprender mais sobre a Primeira Infância? Então conheça a nossa Escola de Pais. Acesse. Assine.
Quem tem Criança em Casa, tem MundoemCores.com.