BLOG

Estimule o seu filho a olhar nos olhos do outro

Olhar nos olhos do outro pode ajudar o seu filho a lidar com a timidez. Mas que outras técnicas podemos usar para que a criança aprenda a conviver com essa característica, presente no dia a dia de tantas pessoas?

Nem toda criança tímida será um adulto tímido. E o que vai determinar o comportamento dela no futuro, depende muito das suas atitudes no presente. Olhar nos olhos do seu filho, por exemplo, sempre que conversar com ele, pode estimular para que ele também repita esse comportamento com os outros.

A princípio, essa retração pode ser inofensiva e se manifestar de forma leve. É comum que ela fique acanhada diante de situações novas, por exemplo.

Mas fique atento e observe se a timidez atrapalha o desenvolvimento do pequeno. Passar muito tempo sozinho, não ter amigos e ficar sempre com medo de expressar suas opiniões são sinais de alerta. Nesses casos é bom contar ajuda profissional e seguir algumas dicas:

  • Como falamos no começo, é bom que você converse com o seu filho olhando nos olhos. Com o seu exemplo, ele tenderá a repetir o comportamento com os outros;
  • Não responda questões direcionadas ao seu filho. Espere ele vencer o medo e ganhar coragem para falar;
  • Não seja um pai ou uma mãe superprotetor(a). Deixe que os seus filhos tenham suas próprias experiências;
  • Expor a timidez da criança faz aumentar a insegurança;
  • Nunca compare o seu filho a outras crianças;
  • Em vez de forçar a barra, tente negociar (a ida para uma festa, por exemplo);

Essas e outras dicas você encontra no Curso Entendendo o Comportamento da Criança, da nossa Especialista Tamira Viana. Já disponível na plataforma MundoemCores.com.

Crie seu filho com amor e carinho, respeitando as suas diferenças (não seja autoritário).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn