Por que muitas pessoas pensam que uma educação sem palmadas e castigos fará com que os adultos sejam permissivos com as crianças? Por que os pais precisam ser autoritários? Entenda que existem caminhos entre a permissividade e o autoritarismo.
Quem fala sobre isso é a nossa especialista Elisama Santos, autora do Curso Educando com Disciplina Positiva:
“Existem caminhos entre a permissividade e o autoritarismo. Isso significa que castigos físicos e psicológicos não são as únicas formas de mostrar a alguém os limites das relações e do mundo. Ou seja, os ‘nãos’ são necessários e as frustrações fazem parte da vida e ajudam os nossos filhos a desenvolverem algo essencial para a sua saúde mental: a resiliência. Mas, a gente pode dizer ‘não’ de uma forma gentil e acolher o choro que obviamente vem após a negativa. Portanto, saiba que educar emocionalmente os nossos filhos é também a nossa missão”, explica.
E essa forma de educar não se restringe apenas aos pais e mães calmos. Elisama conta que sempre teve fama de brava e explosiva e que aprendeu a lidar com a própria raiva. “Está aí um super presente de buscar formas conscientes de educar: a gente aprende muito sobre a gente mesma. Se educa para educar. Antes de julgar o que ainda não conhece ou de desistir antes de tentar, te convido a ler e estudar pra educar. Seus filhos merecem. E nós, enquanto sociedade, também.”
Conheça o Curso Educando com Disciplina Positiva e todos os outros a que você terá acesso ao assinar a nossa plataforma.