BLOG

Ensine seu filho a ser grato.

Não estamos falando apenas de ser educado e dizer “por favor” e “obrigado”. Ser agradecido é também ser atento ao outro, respeitando as necessidades e diferenças. Mas como ensinar gratidão a uma criança?

  • Primeiramente, seja grato. O exemplo de um adulto é a melhor maneira para a criança aprender qualquer coisa. Mesmo que seu filho seja pequeno, estimule-o a agradecer não só pelos brinquedos e objetos que pode ganhar, mas pela refeição de todo dia.
  • Pequenas atitudes também devem ser valorizadas. Dê algumas responsabilidades ao seu filho, como arrumar a cama, terminar a lição de casa… Agradeça quando ele terminar e também se fizer espontaneamente, sem que você tenha cobrado. Elogie a rapidez ou a eficiência, se for o caso;
  • Gestos de gratidão também são bem vindos. Um abraço ou um sorriso pode mudar o dia de alguém;
  • Durante o jantar, converse sobre a melhor coisa do dia. Se não houve nada bom, explique que também devemos agradecer pelas coisas ruins que acontecem, pois elas sempre ensinam alguma lição;
  • Ensine a criança a observar as necessidades dos outros e a se oferecer para ajudar, quando possível. Caso seu filho tenha muitos brinquedos, incentive-o a separar o que não usa mais para doação.
  • Escreva pequenos bilhetinhos de agradecimento a alguém que fez uma gentileza. Incentive seu filho a fazer isso também. Que tal enviar cartões de agradecimento aos amiguinhos que foram na festinha de aniversário?

Gostou das dicas? Quer descobrir mais sobre a Primeira Infância? Então conheça os Cursos da Escola de Pais MundoemCores.com.

Estamos esperando por você na nossa plataforma. Vem!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn