BLOG

Dicas para a hora de adotar uma criança

Dicas para a hora de adotar uma criança

Seja por não poder ter filhos de maneira natural ou para aumentar a família, muitas mulheres e homens optam pela adoção. Se você é uma dessas pessoas, veja essas dicas para a hora de adotar uma criança:

  • Avalie-se. Primeiro tenha em mente que há bebês, crianças e adolescentes nas mais diversas situações esperando por uma nova família. Assegure-se de estar verdadeiramente pronto para receber esse filho, para dar esse passo.
  • Além disso, converse com seu cônjuge para que ambos entrem em acordo e estejam seguros quanto à adoção;
  • Prepare-se. Aceite que a criança ou adolescente tem uma história, independente da idade. Conheça-a e evite criar expectativas
  • Se você já tiver filhos antes da adoção, tente tratar todos da forma mais igualitária possível. Converse com seus filhos biológicos sobre o novo irmão e os motivos da adoção;
  • Disponha-se a amar. O aprendizado e adaptação é de todos: filhos, pais, irmãos… Criar vínculo pode levar um tempo, mas seja paciente;
  • Quando a criança tem irmãos, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) recomenda a adoção conjunta. Caso ela não seja possível, estimule o convívio entre os irmãos e mantenha contato.
  • Por último, mas não menos importante, procure a ajuda de especialistas. Advogados e assistentes sociais podem auxiliar sobre os trâmites legais e documentos necessários.

Gostou dessas dicas para a hora de adotar uma criança? Quer aprender mais sobre Primeira Infância? A nossa Escola de Pais tem uma série de cursos especialmente desenvolvidos para quem tem filhos.

Então acesse. Conheça. Assine. Porque quem tem criança em Casa, tem MundoemCores.com.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn