Seja por não poder ter filhos de maneira natural ou para aumentar a família, muitas mulheres e homens optam pela adoção. Se você é uma dessas pessoas, veja essas dicas para a hora de adotar uma criança:
- Avalie-se. Primeiro tenha em mente que há bebês, crianças e adolescentes nas mais diversas situações esperando por uma nova família. Assegure-se de estar verdadeiramente pronto para receber esse filho, para dar esse passo.
- Além disso, converse com seu cônjuge para que ambos entrem em acordo e estejam seguros quanto à adoção;
- Prepare-se. Aceite que a criança ou adolescente tem uma história, independente da idade. Conheça-a e evite criar expectativas.
- Se você já tiver filhos antes da adoção, tente tratar todos da forma mais igualitária possível. Converse com seus filhos biológicos sobre o novo irmão e os motivos da adoção;
- Disponha-se a amar. O aprendizado e adaptação é de todos: filhos, pais, irmãos… Criar vínculo pode levar um tempo, mas seja paciente;
- Quando a criança tem irmãos, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) recomenda a adoção conjunta. Caso ela não seja possível, estimule o convívio entre os irmãos e mantenha contato.
- Por último, mas não menos importante, procure a ajuda de especialistas. Advogados e assistentes sociais podem auxiliar sobre os trâmites legais e documentos necessários.
Gostou dessas dicas para a hora de adotar uma criança? Quer aprender mais sobre Primeira Infância? A nossa Escola de Pais tem uma série de cursos especialmente desenvolvidos para quem tem filhos.
Então acesse. Conheça. Assine. Porque quem tem criança em Casa, tem MundoemCores.com.