BLOG

Cuidado com o excesso de tecnologia

Cuidado com o excesso de tecnologia

Diz pra gente: quando seu filho começa a chorar, sua primeira reação é sempre dar o celular com algum vídeo ou joguinho para distraí-lo? Na hora, pode funcionar, mas é preciso ter cuidado com o excesso de tecnologia.

Quer saber por quê? Porque em excesso, a exposição ao LED presente em telas de computadores, TVs, smartphones e tablets oferece riscos para o desenvolvimento dos pequenos.

O uso cada vez mais precoce e prolongado da tecnologia pode causar problemas oftalmológicos, além de atraso na fala, dificuldades na interação social, déficit de atenção, hiperatividade, entre outros distúrbios. Fique de olho!

Saiba mais:

  •    A Academia Americana de Pediatria aconselha que o primeiro contato com aparelhos aconteça a partir dos dois anos. Antes disso, os bebês não devem ficar expostos às telas de jeito nenhum. Se não for possível, limite para 15 minutos de uso por dia.
  •    Cuidado com o exagero. Ou seja, supervisione quanto tempo seu filho passa com os aparelhos: o recomendado é que crianças até 12 anos tenham contato de, no máximo, uma hora diária com celulares, tablets e afins.
  • Até os 15, pode aumentar para uma hora e meia. E, a partir dos 16 anos, duas horas por dia.
  • Não deixe a TV no quarto da criança ou em lugares que ela tenha acesso fácil sem supervisão. Encontre atividades para fazerem juntos enquanto assistem a algum programa que ela goste. Assim que o programa terminar, desligue a TV e sugira outra coisa – de preferência longe de telas;
  •    Seja exemplo. Em casa, deixe os aparelhos eletrônicos de lado e dedique mais tempo para ficar com seu filho, brincando, lendo e contando histórias;
  •    Saia de casa! Leve a criança para atividades ao ar livre e ter contato com outras pessoas.

Quanto tempo seu filho passa em contato com telas? E como você lida com isso aí na sua casa? Conta pra gente! Mas, sempre tenha cuidado com o excesso de tecnologia!

E quer saber mais sobre a primeira infância? Então conheça a nossa Escola de Pais. Acesse. Assine. Porque quem tem Criança em casa, tem MundoemCores.com.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn