“Crianças são desrespeitadas pelos adultos”. Essa frase, da nossa especialista Isa Minatel, fala muito sobre a forma como muitos adultos ainda tratam as crianças no dia a dia.
Pode ser que um pai ou uma mãe acredite que respeita o seu filho porque não grita com ele ou não bate. Claro que isso é um ótimo começo, mas o respeito pela criança deve ir além.
Se, salvo em caso de urgência, a criança está concentrada em uma atividade importante pra ela e o adulto a interrompe, ela está sendo desrespeitada.
Quando é OBRIGADA a emprestar o brinquedo, também está.
Temos mais uma criança sendo desrespeitada, se ela é ignorada pelo adulto que não sai do celular.
E se o adulto não permite que ela faça nada sozinha, que desenvolva a sua autonomia, nisto também mora o desrespeito.
Quer outra forma de desrespeitar a criança? É acreditar que ela TEM de pedir desculpas, mesmo quando não tem a dimensão do que seja arrependimento.
A Tamira Viana, do Curso Entendendo o Comportamento da Criança, explica a respeito disso neste áudio:
Mas há ainda muitas outras situações em que adultos desrespeitam a criança, ainda que sem perceber algumas vezes.
Por isso, precisamos conhecer nossos filhos, ouvi-los com carinho e entender suas necessidades, conscientes de que eles não são “apenas crianças”. São seres humanos fantásticos, que têm muito a nos ensinar.
Saiba mais sobre Isa Minatel
Isa é Psicopedagoga, Master em PNL (Programação Neurolinguística) e possui Especialização em Educação Montessori.
Isa também é autora dos livros Crianças sem Limites e Temperamentos sem Limites e Especialista dos nossos Cursos Montessori em Casa e Temperamentos da Criança ao Adulto, da plataforma MundoemCores.com.