Não são apenas os adultos que levantam no meio da noite e caminham pela casa ainda dormindo. Os pequenos também podem apresentar o distúrbio do sono, principalmente entre os 4 e 10 anos de idade. Como tratar o sonambulismo em crianças?
Em geral, os casos acontecem nas primeiras horas de sono, e as crianças podem fazer várias coisas: abrir e fechar portas, tirar e vestir roupa, falar e até sair de casa – sem lembrar de nada disso ao acordar.
Estima-se que 80% das crianças com sonambulismo têm histórico familiar similar. Portanto, fique atento a alguns cuidados sobre como tratar o sonambulismo em crianças:
- Evite acordar a criança. Ela pode ficar assustada ou confusa;
- Leve-a de volta para a cama, calmamente;
- Retire, da proximidade do quarto dela, objetos e móveis que possam machucá-la. Além disso, portas e janelas devem ficar trancadas ou com telas. Ponha chaves, objetos cortantes e produtos químicos em lugares onde a criança não alcance;
- Crie uma rotina para dormir e acordar, certificando-se de que ela esteja dormindo a quantidade de horas necessárias para a idade.
- E não brigue com a criança. Sonambulismo não é doença e costuma desaparecer com o tempo. Fique atento e, caso haja muitas recorrências, procure um médico.
Quer aprender mais sobre a Primeira Infância? Então assine a nossa plataforma Online, com cursos especialmente desenvolvidos para quem tem filhos.
Quem tem Criança em Casa, tem MundoemCores.com.