BLOG

Como surgiu o Método Montessori?

Como surgiu o Método Montessori?

Saiba como surgiu o Método Montessori, que tem como premissa a autonomia da criança

Você sabe como surgiu o Método Montessori? Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres italianas a receber o título de Doutora em Medicina, em 1896. E, após a conclusão do curso, começou a trabalhar como assistente da Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma. Lá foi plantada a primeira semente para o surgimento do método hoje utilizado no mundo inteiro.

Isso porque, nessa clínica, Montessori ficou encarregada de estudar jovens com deficiência mental. E, durante uma visita a um asilo, ela viu como crianças com deficiência eram tratadas com negligência, sem carinho. Além disso, observou que o ambiente também não era adequado a elas.

Dois anos após se tornar médica, Maria Montessori expôs suas ideias no Congresso Médico Nacional, em Turim, na Itália. Lá, ela defendeu que as crianças com distúrbio de aprendizagem poderiam se desenvolver se tivessem um ambiente adequado e os estímulos certos. No mesmo ano, dirigiu o Congresso Nacional de Pedagogia.

Depois, foi para Londres e Paris para estudar como funcionava o desenvolvimento das crianças. Também cursou Filosofia como forma de aprofundar seus estudos. Mergulhou, então, nas obras de Itard e Séguin, entre outros, que tratavam de temas semelhantes. Por exemplo, Itard relatava como educou Victor, um menino selvagem achado em Aveyron, numa floresta, que se comunicava através de grunhidos e não tinha higiene pessoal.

Enquanto que Séguin abordava um método para educar crianças com deficiência mental. Essa obra, aliás, fez com que a médica italiana tivesse o seu primeiro contato com os materiais para o desenvolvimento de crianças com deficiência.

O Método Montessori começa a surgir

A partir dos estudos feitos com base nessas duas obras, Maria Montessori começa, então, a dar forma a um método de desenvolvimento para crianças com deficiência mental. E, após obter excelentes resultados, ela ganhou o cargo de professora e, depois, foi convidada a preparar um material educacional.

Além disso, Montessori envolveu-se com a Liga para a Educação de Crianças com Retardo, em 1900, onde conheceu o médico Giussepe Montesano e pode testar seus métodos. Juntos, fizeram parte da Escola Ortofrênica, fundada por Guido Baccelli, antigo professor de Montessori e que ocupava, na época, o cargo de Ministro da Instrução Pública.

Lá, eles treinavam professores e também observavam o desenvolvimento de alunos com deficiência. Partindo daí, Montessori foi, aos poucos, criando e dando forma ao Método Montessori, chamado por ela de Pedagogia Científica. E, devido ao sucesso obtido com as crianças com deficiência ela percebeu que também poderia ajudar as outras, consideradas “normais”.

De maneira resumida, o método consistia em desenvolver a autonomia da criança, que encontrava um ambiente preparado para o próprio desenvolvimento. Ou seja, o princípio dominante era o de deixar fazer, de vigiar e auxiliar apenas quando necessário.

O Método Montessori começa a se espalhar pelo mundo

Em janeiro de 1907, atendendo a solicitações do Instituto dei Beni Stabili, Montessori abria em Roma a primeira “Casa dos Meninos”. Em pouco tempo, várias outras instituições foram abertas na Itália. E, em 1909, Maria Montessori lança seu primeiro livro. Sendo que, três anos mais tarde, essa obra foi traduzida para “The Montessori Method”, ou “O Método Montessoriano”.

Após aperfeiçoar ainda mais a sua metodologia, Montessori ministrou, em 1913, o primeiro curso internacional para formação de professores. Abrindo, então, um ciclo de atividades montessorianas em vários países, que culminaram com um convite para dirigir a Assembleia da Unesco, em 1949.

Além disso, recebeu a medalha Legião de Honra da França e foi indicada, por solicitação de diversos países, para receber o Prêmio Nobel da Paz. Até que, em 1952, a médica faleceu em sua casa na Holanda. Contudo, seu legado permanece vivo até os dias de hoje por todo o mundo.

Quer saber mais sobre o Método Montessori? Então, assista ao nosso curso Montessori em Casa, com Isa Minatel.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn