BLOG

Como surgiu a Disciplina Positiva

Como surgiu a Disciplina Positiva

Você sabe como surgiu a Disciplina Positiva? Essa é uma abordagem que auxilia a criança e o adolescente a descobrirem seus potenciais. Saiba mais

A Disciplina Positiva, esquematizada por Jane Nelsen na década de 1980, surgiu bem antes, em 1920. Ela teve como base a teoria dos psiquiatras austríacos Alfred Adler (1870-1935) e Rudolf Dreikurs (1897-1972). E, a partir daí, teve início esse conceito de uma educação baseada na firmeza e na gentileza, passando longe do autoritarismo e da permissividade.

Inicialmente, Adler apresentou a ideia de que todas as crianças devem ser tratadas com dignidade e respeito. Mas, por outro lado, também alertou que mimar e fazer tudo pelos filhos não eram maneiras saudáveis e nem encorajadoras, pois resultavam em problemas sociais e de comportamento.

Foi Adler, aliás, quem procurou mostrar que sempre existe uma motivação por trás de todos os comportamentos da criança, principalmente aqueles considerados inadequados. Ou seja, ele dizia que devemos olhar os pequenos para além das atitudes. 

Além disso, Adler afirmava que todos os seres humanos se comportam para que possam contribuir e serem aceitos no ambiente em que vivem. E que, quando as crianças não se sentem aceitas ou importantes, o mau comportamento surge como um pedido de ajuda, justamente porque elas querem se sentir pertencentes, importantes.

Em resumo, a teoria de Adler inclui quatro aspectos: o desenvolvimento da personalidade; o movimento do ser a caminho da superioridade, no sentido de autovalor e superação das dificuldades; saúde mental e a unidade da personalidade, ou seja, a criança não pode ser separada do contexto social.

O conceito de Disciplina Positiva

Contudo, foi em meados de 1980 que o trabalho de Jane Nelsen começou a se desenvolver. Naquele ano, ela e Lynn Lott participaram de um workshop liderado por John Taylor e Lynn começou um treinamento com seus estagiários utilizando dinâmicas de grupo. Isso resultou no primeiro Manual de Educação Parental – Teaching Parenting Manual.

Por sua vez, Jane atuava como diretora do Projeto Accpet – Adlerian Counseling Concepts for Encouraging Parents and Teachers -, um programa de aconselhamento para pais e professores. Esse projeto recebeu subsídios do governo e status de modelo enquanto ainda estava em desenvolvimento.

Um ano depois, em 1981, Jane Nelsen escreveu e publicou o primeiro livro, o Disciplina Positiva. Já em 1988, ela e Lynn lançaram o Disciplina Positiva para Adolescentes e começaram a dar aulas e vivências para pais e professores. Este último trabalho resultou no livro Disciplina Positiva na Sala de Aula.

Expansão para o mundo todo

Os anos que se seguiram à publicação dos livros foram de expansão da Disciplina Positiva. Atualmente, essa abordagem está presente em 60 países e todos os anos acontece a Conferência Internacional de Disciplina Positiva e o ThinkTank, que reúne educadores de todo o mundo.

Venha aprender a usar esses recursos com a sua criança! Assista aos cursos Educando com Disciplina Positiva e Entendendo o Comportamento da Criança e mude para melhor a vida de toda a família.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn