O sapinho no bebê é um velho conhecido de quem é pai e mãe, não é verdade? Mas, você sabe como ele surge e quais cuidados deve tomar?
A monilíase, conhecida como “sapinho”, é uma infecção causada por um fungo chamado “Candida Albicans”. Esse fungo já faz parte do nosso organismo e se multiplica além do normal devido a alguma baixa na imunidade.
Mas existe algo que favoreça esse desequilíbrio?
Sim, o uso de chupetas, mamadeiras ou outros objetos contaminados com uma carga de fungos e que a criança leve à boca. Ou, ainda, a proliferação desse fungo no seio materno.
Bom, tem também um outro jeito bem comum do bebê pegar sapinho, sabia?
Mas a Pâmela Rodrigues, que é enfermeira Neonatologista e uma das Especialistas da plataforma MundoemCores.com, conta que jeito é esse no Curso dela, o Cuidados com o Bebê.
A gente até trouxe o áudio de um trecho do curso, só pra você ouvir!
O sapinho atinge, principalmente, a parte interna das bochechas, língua e céu da boca, dando um aspecto de restos de leite. Também pode ocorrer na região genital ou em torno do ânus do bebê.
Esse fungo pode causar desconforto à criança e afetar a alimentação e o ganho de peso.
O perfil “O meu pediatra” explica que não é necessário limpar a boca do bebê após as mamadas, caso ele esteja em aleitamento materno exclusivo. Isso porque o leite oferece proteção adequada.
E como tratar o sapinho no bebê?
O tratamento para a monilíase pode ser feito com o uso de solução oral ou gel antifúngico a ser prescrito pelo pediatra.
Para aprender mais sobre os Cuidados com o Bebê, confira esse curso da Pâmela na nossa plataforma. Nela, você também vai encontrar uma série de outros cursos, inclusive um só sobre Amamentação, que vão ajudar você a ser a melhor mãe/ o melhor pai que o seu filho precisa.