BLOG

Como lidar com o medo da criança

Como lidar com o medo da criança

Nós, adultos, costumamos dizer certas coisas para as crianças que, em vez de ajudar, podem atrapalhar. Uma delas é sobre o medo. É comum falarmos “Não tem porquê ter medo”, “Pare de sentir medo por bobagem” etc. Mas, como lidar com o medo da criança?

Pensando nisso, a nossa especialista Elisama Santos, autora do Curso Educando com Disciplina Positiva, deu essa dica:

“Ninguém controla quando o medo vai aparecer. Não temos o domínio sobre quando e como os nossos sentimentos vão surgir. O problema é que, na maioria das vezes, a gente quer que nossos filhos tenham total controle sobre os sentimentos deles. Não interessa se o medo é do cachorro inofensivo da vizinha ou da prova do Enem. Todas as vezes em que não ofertamos a escuta e o apoio de que nossos filhos precisam, perdemos a oportunidade de nos conectarmos com eles e abrimos brecha para que interpretem que não lhes damos atenção e amor“, explica.

Sendo assim, é sempre bom pensar que se o medo existe é porque, de alguma forma, para quem o sente, ele faz sentido e tem razão de ser. Por isso, tente entender o medo de seu filho e procure ajudá-lo a lidar com esse sentimento.

Por tudo isso, evite, também, colocar o rótulo de medroso na sua criança. Como a Elisama costuma dizer, rótulos são profecias autorrealizáveis. Ou seja, se você diz que seu filho é medroso, ele colocará na cabeça que é, sim, e agirá como tal.

Quer saber mais sobre como lidar com o medo da criança? Então, você precisa assistir ao curso da Elisama e ajudar seu filho a lidar com os próprios sentimentos. Esse vai ser um benefício para toda a vida. Pense nisso! Conheça nossos cursos online.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn