BLOG

Como fazer o desfralde em Montessori

Como fazer o desfralde em Montessori

Você sabe como fazer o desfralde em Montessori? Para começar, é preciso ter em mente que ele leva em consideração um banheiro adaptado para que a criança possa utilizá-lo sozinha.

Ou seja, um ambiente em que ela possa alcançar o vaso sanitário, a torneira, o sabonete, a toalha etc. Mas, antes de tudo, fique atento! Será que seu filho está pronto para o desfralde?

Saiba que quem decide o momento de tirar a fralda é a própria criança, e não o adulto. É ela quem dá sinais, que normalmente passam por três estágios, como explica Isa Minatel, autora do nosso curso online Montessori em Casa.

Em resumo, a criança primeiro avisa depois que fez as necessidades. O segundo estágio acontece quando ela passa a avisar no momento em que está fazendo. E, e em seguida, ela chega ao terceiro passo, quando avisa antes de fazer. É, então, nessa hora que o desfralde deve começar. Ao observar isso há grandes chances de sucesso.

Uma vez iniciado o desfralde, vale seguir a dica da Isa sobre a melhor maneira de falar. Apenas diga “Está na hora de usar o banheiro”. Porque, se você perguntar se a criança quer ir até lá, provavelmente a resposta será “não”. Outra dica é colocar o celular para despertar em intervalos regulares.

Já conhece o curso Montessori em Casa com a Isa? Não? Corra e acesse www.mundoemcores.com. Lá, você verá todo o conteúdo disponível para nossos assinantes. Venha com a gente!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn