BLOG

Como fazer combinados com as crianças

Sobre os combinados que fazemos com as crianças

Alguns pais e mães se confundem sobre como fazer combinados com as crianças e reclamam que esse recurso não surte efeito. Mas, você já parou para pensar sobre a forma como está fazendo esse isso? Por exemplo, se você diz “Daqui a cinco minutos você desliga a TV e vai tomar banho”, não há combinado, concorda? Trata-se apenas de uma imposição feita pelo adulto.

Por outro lado, quando você diz “É hora do banho. Quanto tempo falta para o desenho acabar?”, há um espaço para o diálogo com a criança. Então, a partir daí é possível iniciar uma conversa, fazer o combinado de fato, respeitando também o seu filho. Afinal, você não iria gostar se estivesse assistindo a um programa e alguém desligasse a televisão, não é mesmo?

Agora, imagine que você tenha imposto cinco minutos para desligar a televisão e que faltassem sete para o desenho acabar. Olha só a confusão que se formaria por causa de dois minutos! Provavelmente, você brigaria com ela sem necessidade. Mas, veja, esse é um exemplo simples para dizer que o diálogo, o combinado, é um recurso nobre de educação e que funciona.

Por isso, lembre-se sempre do que a Isa Minatel, dos Cursos Montessori em Casa e Temperamentos da Criança ao Adulto, costuma dizer: quando cinco minutos não fizerem diferença, atenda a criança, permita que ela termine o desenho ou a brincadeira. Agindo assim mais vezes, ela entenderá com mais facilidade quando você não puder dar os cinco minutos.

Quer saber mais sobre como fazer combinados com as crianças? Venha com a gente aprender novas formas de educar, com base na autoridade, no vínculo, no amor. Conheça nossos cursos e torne-se assinante de toda a plataforma.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn