Muitos pais e mães se perguntam como estimular a generosidade nas crianças. Antes de tudo, é preciso ter em mente que os filhos ficam de olho no comportamento dos pais. Ou seja, costumam repetir as palavras que escutam, os gestos e até as atitudes.
Portanto, querer que a criança seja generosa se você é egoísta e individualista, é quase uma missão impossível. É aquela frase que a gente repete por aqui: o exemplo da família é fundamental na formação dos valores humanos dos filhos.
Cobrar atitudes diferentes que as praticadas dentro de casa acaba confundindo a cabeça dos pequenos. Faça uma reflexão sobre o seu comportamento e passe a vivenciar a generosidade, que deve funcionar como uma evolução.
Com paciência você pode ir mostrando, aos poucos, o caminho correto. Se a criança continuar se recusando a dividir os brinquedos e os alimentos com os coleguinhas, por exemplo, pare para conversar sobre o processo de compartilhamento. Do quanto isso faz bem para as duas partes – para quem divide e para quem recebe, sem obrigar a criança.
Veja mais dicas:
- Mostre para seu filho que a doação não precisa ser material. A generosidade pode ser expressada com uma palavra de conforto ou um abraço.
- Quem doa, não faz propaganda. Mostre que o comportamento deve ser natural. Vir do coração. Não é um “mostrar para a sociedade”.
- Praticar a generosidade é um treino diário. Já que você quer estimular isso no seu filho, fique atento às suas atitudes. Assim vocês aprendem e crescem juntos como seres humanos melhores.
Agora que você viu como estimular a generosidade nas crianças, assista aos nossos cursos e saiba mais sobre criação de filhos.