Como ensinar o valor do dinheiro para a criança? - MundoemCores

BLOG

Como ensinar o valor do dinheiro para a criança?

Como ensinar o valor do dinheiro para a criança?

Como ensinar o valor do dinheiro para a criança? Em primeiro lugar, saiba que seu filho precisa entender o quanto antes que o dinheiro é obtido com muito trabalho e não deve ser desperdiçado.

Portanto, o ideal é começar a trabalhar alguns conceitos a partir da primeira mesada, por exemplo. Sendo assim, indique caminhos, limites e dê exemplos.

Além disso, vale deixar quebrar o porquinho. Isso vai servir de lição quando, no próximo fim de semana, não sobrar dinheiro nem para o picolé na esquina. Ao sentir na pele, seu filho vai perceber que fez coisa errada.

Veja mais algumas dicas para educar financeiramente as crianças:

  • Seu passeio favorito é o shopping? Esse é o primeiro exemplo errado que você está ensinando aos seus filhos. Desestimule o consumo excessivo com mais passeios ao ar livre. Vá à praia, ao cinema, visite parques ou museus.
  • Também estimule o uso do porquinho para que a criança poupe dinheiro. Se ela já sabe fazer contas, peça que reserve 10% do valor recebido a cada mês. Esse percentual pode subir se a renda aumentar.
  • A criança quer um celular novo. Então, avaliem juntos se é realmente necessário. Outro ponto importante é explicar que o presente deve caber no orçamento da família. Por exemplo, liste o que pode faltar caso esse planejamento seja comprometido. Façam planos a longo prazo e deixe que ela presencie a negociação.
  • Seu filho gosta de ir ao supermercado com você? Façam juntos uma lista e peça que ele fiscalize, dizendo não para o que não está na relação. E você deve seguir, claro.
  • Fale sobre a importância do pagamento à vista. Explique que o cartão de crédito é dinheiro de terceiros e que atrasar um pagamento implica em juros MUITO altos.
  • O coleguinha tem um celular mais moderno e o seu filho quer um igual? Explique que nem todos têm as mesmas possibilidades na vida. Mas que com estudo, muito trabalho e economia ele pode realizar muitos sonhos no futuro.

Deixe claro para seus filhos que não há mágica. Ou seja, eles devem compreender que a vida financeira futura depende das escolhas feitas no presente.

Agora que você recebeu essas dicas de como ensinar o valor do dinheiro para a criança, assista aos nossos cursos e receba outras dicas ligadas à criação de filhos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn