Como é um quarto Montessoriano? - MundoemCores

BLOG

Como é um quarto Montessoriano?

Como é um quarto Montessoriano?

Você já parou para pensar que o quarto do seu filho foi feito para as suas necessidades e não as dele? Já ouviu falar sobre Maria Montessori? Sabe como é um quarto Montessoriano?

A jornalista Renata Lacerda, sim. Mãe do André, de 1 ano e meio, e aluna da nossa Escola de Pais, ela aplicou algumas ideias da filosofia na casa dela. Confira o depoimento:

“Tem um aspecto que me agrada muito na filosofia Montessoriana: fazer um quarto que seja para a criança. Parece óbvio? Na prática não é bem assim. Estamos em uma cultura em que o quarto do bebê é, na verdade, montado para os adultos“.

Como é o quarto Montessoriano do André

Para atender às necessidades do filho André, Renata retirou o berço, instalou uma barra na parede e deixou objetos ao alcance do pequeno. Ela ainda explica:

“Decidimos fazer um quarto que fosse para o André. Em que ele pudesse brincar em segurança. Também gosto muito da ideia de Montessori de que o quarto precisa ser visualmente confortável, organizado, com poucos brinquedos, poucos móveis e sem muita informação visual”, explicou.

Além disso, a jornalista avalia que os pais sempre têm de estar atentos aos filhos e, na medida do possível, fazer as adaptações necessárias.

“Hoje, que conheço bem mais Montessori, percebo que poderia ter feito coisas de formas diferentes. Por exemplo, um tapete de EVA, que ficou estimulante demais. Mas aprendi que tenho que ser a mãe possível e não a ideal”.

E acrescentou:

“O quarto é uma simples consequência de um objetivo sublime: respeitar o meu filho. Respeitar seus momentos, suas necessidades e incentivar a sua autonomia.”

Quer se aprofundar nos ensinamentos de Maria Montessori também? Então confira o Curso Montessori em Casa, exclusivo para assinantes da plataforma MundoemCores.com.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn