BLOG

Como ajudar a criança a lidar com o luto?

Como ajudar a criança a lidar com o luto?

A perda de um familiar ou ente querido é sempre muito dolorosa para qualquer pessoa. Para os pequenos pode ser um processo muito traumático, principalmente se for alguém próximo a elas. Como ajudar a criança a lidar com o luto?

  • Não espere até algum conhecido falecer para ensinar a criança a lidar com a morte. Falar sobre as perdas e frustrações auxilia no processo de aceitação;
  • Muitas vezes não sabemos o que dizer. Mesmo assim, caso seu filho pergunte, diga a verdade sobre o motivo da morte: se foi natural, por doença ou acidente… Só evite detalhes. Se ela questionar, explique o que é a morte, de acordo com a idade e com as suas crenças.
  • Caso seu filho queira, leve-o ao velório. Deixá-lo participar do ritual é importante para que ele entenda a despedida, mas não o obrigue a ir se ele não tiver vontade.
  • Se a pessoa for muito próxima da criança, deixe-a à vontade para vivenciar o luto e não esconda a sua dor. Fale da tristeza e da saudade. Nos dias seguintes, tente manter a rotina e esteja por perto para confortá-la. Também é legal fazer uma espécie de “caixa de memória”, com objetos e fotos.
  • Fique atento ao comportamento da criança: pode ser que fique agressivo ou irritado com mais facilidade, tenha pesadelos, desenvolva ansiedade. Se preciso, procure ajuda de um psicólogo.

Agora que você viu como ajudar a criança a lidar com o luto, aprenda mais sobre a Primeira Infância: conheça a nossa plataforma. Assine e assista já aos cursos da Escola online de Pais MundoemCores.com.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn