BLOG

Como ajudar a amizade entre irmãos

Como ajudar a amizade entre irmãos

A convivência diária entre irmãos abre espaço para os erros, mas também cresce a oportunidade do amor e da admiração mútua. Seja o caçula, do meio ou o primogênito, o aprendizado é compartilhado. Saiba mais sobre como ajudar a amizade entre irmãos.

A vantagens de ter uma companhia mais que especial começam pelas facilidades na vida social e pelo enfrentamento do mundo. Enquanto isso, os pais ficam com a tarefa de apaziguar, no caso de relações extremas de amor e ódio, transmitir valores e formar caráter.

Portanto, o ideal é que vocês sejam justos e saibam que, apesar de irmãos, os seus filhos são pessoas diferentes e o desenvolvimento de cada um será de acordo com as próprias características.

Como ajudar para que a relação entre irmãos vire uma amizade?

  • Mostre, por meio de exemplos, que todas as discordâncias podem ser resolvidas na base do diálogo, e não pela briga ou pela agressão;
  • Se mesmo assim alguma briga acontecer, não fuja! Faça o papel de mediador e mostre o quanto a atitude é errada;
  • Fazer comparações promove a competição. O ideal é estimular o melhor de cada filho, de acordo com o desempenho individual;
  • Equilibre os momentos de carinho. Os seus filhos precisam saber que são igualmente amados.

Os pais também devem fazer uma autoavaliação sincera, caso as desavenças entre os irmãos sejam constantes. Muitas vezes são os exemplos dos adultos que dificultam o bom relacionamento dos pequenos.

Se você percebe que projeta as próprias inseguranças nos filhos, é indicado buscar ajuda profissional. Assim será orientado melhor a respeito da criação de uma ou mais crianças.

Assista aos nossos cursos e saiba mais sobre a educação de filhos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn