BLOG

Como agir com a criança que risca o sofá

Criança que risca o sofá

Você sabe como agir com a criança que risca o sofá ou a parede, por exemplo? Para a maioria dos pais, a primeira reação é gritar, brigar e até castigar. Mas, existe uma maneira mais eficaz de resolver a situação.

Para começar, tenha em mente que as crianças pequenas se comunicam com o corpo todo. Entendem o mundo com todos os sentidos, pegando, cheirando… Portanto, não podemos querer que seres tão pequenos e tão físicos atendam aos chamados que fazemos à distância, como explica nossa especialista Elisama Santos, do Curso Educando com Disciplina Positiva.

Sendo assim, se você apenas grita com o seu filho, de onde está, pedindo que pare com o comportamento, pode não ser ouvido ou apenas assustar a criança, que provavelmente repetirá isso no futuro.

“A criança pequena precisa de um direcionamento direto, próximo e, de preferência, físico, com demonstração de como esperamos que se comporte. Está riscando o sofá? Saia de onde você está, fique à altura da criança e mostre com um papel e lápis onde ela pode riscar. Eles aprendem por repetição, como a maioria de nós. Precisam de tempo e da nossa paciência. Pois, então, respira e vai lá, pela enésima vez, mostrar qual a melhor forma de se comportar”, orienta Elisama.

Para saber como agir com a criança que risca o sofá e com todas as outras situações envolvendo seu filho é que você precisa assistir ao curso Educando com Disciplina Positiva! Venha com a gente e tenha acesso a todos os cursos, incluindo os que ainda serão lançados.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn