Muitas vezes, pensamos que o choro da nossa criança é sem motivo. Mas, você já parou para pensar que seu filho pode estar querendo comunicar alguma coisa?
Sim! Pode ser algo relacionado àquele momento ou até mesmo a uma situação anterior e/ou recorrente.
Então como agir com a criança que está chorando?
Essa é uma pergunta para nossa especialista Elisama Santos, do Curso Educando com Disciplina Positiva. Ela explica que ter empatia é um excelente primeiro passo.
“Existem formas mais amorosas e empáticas de acolher o choro sem, necessariamente, ter de atender a todos os quereres. Mesmo o mais duro dos limites pode ser apresentado com gentileza. E todo sentimento pode – e deve – ser acolhido como parte importante da nossa natureza humana”.
Agindo dessa maneira, você consegue se aproximar de seu filho e fica mais fácil descobrir a causa, que pode ser desde sono, fome ou cansaço a outras, como um pedido de atenção. Enfim, sempre é uma comunicação de que algo não vai bem.
Para ajudar, veja aqui 10 maneiras de abordar a criança quando ela está chorando. Encontre a maneira que se encaixa melhor com a sua criança e com o momento que ela está passando:
- Eu imagino que você esteja triste/frustrado/decepcionado;
- Sinto muito pelo que aconteceu;
- Estou aqui, se você precisar;
- Chorar acalma o coração;
- Posso te dar um abraço, se quiser;
- Também me sinto assim, às vezes;
- Você pode fazer um desenho pra colocar essa tristeza no papel;
- Posso cantar uma música para te ajudar a se acalmar;
- Todo mundo se sente assim às vezes;
- Vem sentir a barriguinha subir e descer (respiração) comigo.
Viu que dicas interessantes e úteis? Você precisa assistir ao curso Educando com Disciplina Positiva e ver, de perto, a transformação para melhor acontecer.
Saiba mais em https://mundoemcores.com/cursos/