Pequenas dicas, no dia a dia, ajudam a criança a trabalhar a língua e ajudam no desenvolvimento da fala
Muita gente se pergunta como pode ajudar o filho a falar melhor ou a melhorar a fala. É claro que somente fonoaudiólogos podem avaliar e propor certos exercícios. Mas, existem pequenas dicas para ajudar a fortalecer a língua da criança.
Por exemplo, nossa especialista Juliana Trentini, autora do curso Turbinando a Linguagem do Bebê, explica que os músculos da fala são os mesmos da mastigação. Então, ao se alimentar com alimentos mais duros, consistentes, seu filho já estará exercitando a língua.
“Dê ao seu filho alimentos consistentes. A mastigação de alimentos duros, como carnes fibrosas, maçãs crocantes, é um excelente exercício! Outra dica é deixar a criança lamber o prato depois do almoço. Apesar de ser extrema falta de educação, faz a língua se mover para todos os lados, ganhando mobilidade. Enfim, o maior e melhor exercício é deixar a criança ser criança. Ser criança fortalece os músculos, ser superprotegido enfraquece. Passar o dia todo em frente à tela também”, orienta.
Veja só algumas dicas simples:
- Ofereça alimentos consistentes
- Deixe a criança lamber o prato após as refeições
- Encher bexigas fortalece as bochechas
- Caretas ajudam na imitação e na mobilidade
- Deixe a criança ser criança
Gostou dessas dicas para ajudar a fortalecer a língua da criança? Então, você precisa assistir ao curso Turbinando a Linguagem do Bebê. Venha com a gente!