BLOG

Cinco dicas para ajudar a fortalecer a língua da criança:

Cinco dicas para ajudar a fortalecer a língua da criança

Pequenas dicas, no dia a dia, ajudam a criança a trabalhar a língua e ajudam no desenvolvimento da fala

Muita gente se pergunta como pode ajudar o filho a falar melhor ou a melhorar a fala. É claro que somente fonoaudiólogos podem avaliar e propor certos exercícios. Mas, existem pequenas dicas para ajudar a fortalecer a língua da criança.

Por exemplo, nossa especialista Juliana Trentini, autora do curso Turbinando a Linguagem do Bebê, explica que os músculos da fala são os mesmos da mastigação. Então, ao se alimentar com alimentos mais duros, consistentes, seu filho já estará exercitando a língua.

“Dê ao seu filho alimentos consistentes. A mastigação de alimentos duros, como carnes fibrosas, maçãs crocantes, é um excelente exercício! Outra dica é deixar a criança lamber o prato depois do almoço. Apesar de ser extrema falta de educação, faz a língua se mover para todos os lados, ganhando mobilidade. Enfim, o maior e melhor exercício é deixar a criança ser criança. Ser criança fortalece os músculos, ser superprotegido enfraquece. Passar o dia todo em frente à tela também”, orienta.

Veja só algumas dicas simples:

  • Ofereça alimentos consistentes
  • Deixe a criança lamber o prato após as refeições
  • Encher bexigas fortalece as bochechas
  • Caretas ajudam na imitação e na mobilidade
  • Deixe a criança ser criança

Gostou dessas dicas para ajudar a fortalecer a língua da criança? Então, você precisa assistir ao curso Turbinando a Linguagem do Bebê. Venha com a gente!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn