BLOG

Cinco dicas para ajudar a criança a se soltar

Cinco dicas para ajudar a criança a se soltar

Você acha que seu filho é tímido? Então, é importante saber mais sobre como agir. Por isso, veja essas cinco dicas para ajudar a criança a se soltar.

Sim, os pais podem auxiliar os filhos que são tímidos, que têm vergonha de falar com as pessoas, ou de participar de alguma apresentação na escola, por exemplo. Para isso, preparamos cinco dicas para ajudar a criança a se soltar.

Mas, antes, saiba que não estamos falando em obrigar o seu filho a agir de determinada maneira, e sim de atitudes no dia a dia que certamente vão ajudá-lo a se soltar mais. Pois isso pode fazer uma diferença enorme até mesmo na vida adulta.

Portanto, nossa especialista Tatiane Braga, autora do curso Criando Filhos Comunicadores, sugere algumas ações.

Cinco dicas para ajudar a criança a se soltar:

  • Pedir para a criança falar sobre o desenho preferido, explicando a história e opinando sobre ele
  • Ler um livro com seu filho e depois pedir que ele conte a história
  • Dizer para a criança fazer o pedido diretamente ao garçom ou pedir informação no shopping, por exemplo
  • Juntem-se, montem uma banda e façam uma apresentação em casa
  • Façam uma roda de história, em que cada um da família tem de ir à frente contar uma.

Lembre-se sempre de respeitar quando seu filho não quiser se apresentar na escola ou participar de algo. Aos poucos, trabalhando a cada dia, será possível ajudá-lo. Não importa a idade, sempre podemos aprender.

Ah, e esqueça os rótulos, ok? Então, nada de dizer que a sua criança é tímida, pois se fizer isso, ela vai acreditar que é e continuará agindo assim. Apenas converse com ela e diga que todos apresentamos momentos de timidez e que isso é normal.

E, se achar que isso está prejudicando demais o seu filho, converse com um especialistas. Para mais dicas sobre como agir com a criança, assista aos nossos cursos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn