BLOG

Aumenta o número de crianças com diabetes no Brasil

O Brasil ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking de incidência de diabetes em crianças e adolescentes, conforme dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os casos da doença no País têm aumentado em torno de 3% ao ano. Saiba mais:

A diabetes é caracterizada por um distúrbio no pâncreas que altera a produção de insulina e é responsável por elevar a quantidade de glicose no sangue.

Essa doença pode se manifestar em dois tipos: tipo 1, normalmente diagnosticada na infância ou adolescência; e tipo 2, quando o corpo não utiliza corretamente a insulina que produz, mais recorrente na fase adulta em pessoas acima do peso ou com fatores de risco, como pressão arterial, colesterol e triglicérides elevados.

Estimativas apontam que cerca de 16 milhões de brasileiros já desenvolveram os estágios iniciais, mas apenas um terço do total recebeu o diagnóstico.

Entre as causas para o aumento da doença tanto em crianças e adolescentes, quanto em adultos estão a obesidade e o sedentarismo;

Já os sintomas mais comuns são a grande quantidade de urina, o suor excessivo e a fome intensa ou perda de peso repentina.

Quando não controlada, a diabetes pode gerar graves consequências, como a perda parcial ou total da visão, doença renal, amputações, infartos e derrames. Por isso, a importância do diagnóstico precoce.

Se você quer prevenir a doença, aposte na prática de exercícios físicos regularmente e no consumo de uma dieta balanceada, com alimentos naturais, evitando, assim, produtos industrializados.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn