BLOG

Crianças podem participar de atividades domésticas?

Podem e devem. Aliás, Maria Montessori já dizia sobre a importância de a criança participar da rotina da casa e que isso auxilia em sua autoconfiança e autoestima, além de ensinar a ter responsabilidades e se sentir útil.

Veja como a Isa Minatel, dos Cursos Montessori em Casa e Temperamentos da Criança ao Adulto, faz em casa com o filho Petrus, de 7 anos.

“Aqui em casa dividimos a rotina em duas partes: a rotina de cuidados pessoais e a rotina de contribuição. As atividades já são combinadas previamente e eu sempre ajudo a lembrar quando necessário (quase sempre). As crianças são excelentes em cumprir combinados em que tiveram a chance de escolher e decidir junto. Você pode ter momentos incríveis com essa linha respeitosa de educação”, conta.

Para isso, vale fazer um quadro com a rotina da criança. Coloque tudo o que ela precisa fazer durante o dia, incluindo as tarefas de contribuição, como colocar/tirar a mesa, tirar a louça da lava-louças, tirar o lixo etc. Volte alguns posts e veja uma sugestão do que a sua criança pode fazer, de acordo com a faixa etária.

Além disso, assista ao Curso Montessori em Casa e mude a sua visão sobre a infância.

A partir dos cursos da nossa plataforma, você aprende a ajudar no desenvolvimento do seu filho da melhor maneira.

Seja um assinante através de um dos planos – mensal, semestral e anual – e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Saiba mais em https://mundoemcores.com/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn