BLOG

“As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor.”

As crianças são investidas de poderes não conhecidos

“As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor”. É com essa frase de Maria Montessori que queremos refletir sobre Protagonismo infantil. 

Mas o que é Protagonismo Infantil?

Por muito tempo, as crianças foram tratadas meramente como adultos em processo de desenvolvimento. Ser criança consistia basicamente em se preparar para se tornar gente grande algum dia.  

Porém hoje as crianças tem sido cada vez mais reconhecidas por aquilo que elas verdadeiramente são: seres humanos únicos, cheios de curiosidade, com uma forma própria de enxergar o mundo e saber o que é bom para elas. 

Esse protagonismo das crianças tem incentivado muitos governos e instituições abrirem espaço para que as crianças participem do diálogo na hora de definir sobre sobre políticas públicas voltadas para elas, por exemplo.

Aliás, este é um direito delas, presente na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas), ratificada por 196 países. O artigo 12 da Convenção diz:  

Os Estados Partes devem assegurar à criança que é capaz de formular seus próprios pontos de vista o direito de expressar suas opiniões livremente sobre todos os assuntos relacionados a ela, e tais opiniões devem ser consideradas, em função da idade e da maturidade da criança.

Precisamos ter um novo olhar sobre as crianças!

E quem explica melhor sobre isso é a nossa Especialista Isa Minatel, do Curso Montessori em Casa, no áudio a seguir.

A criança que participa dentro e fora de casa das decisões desenvolve melhor o autoconhecimento, a autoestima, senso de pertencimento, proatividade, autonomia, isso só para citar alguns dos benefícios em se dar voz a ela. 

E quem conhece o trabalho de Montessori, sabe o quanto o respeito pela criança está presente na Filosofia da Maria.   

E como podemos estimular o Protagonismo Infantil? 

Em primeiro lugar, ouvindo as crianças, claro!

Mas também oferecendo ambientes e oportunidades para o brincar livre, como lembra Luciane Mota no Curso Desenvolva seu filho Brincando

Podemos ainda, através principalmente do nosso exemplo, ensinar à criança a conviver com a diversidade. E a cuidar desde cedo do meio ambiente, despertando assim a consciência em favor do planeta. 

“As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor”. 

Um vida para as crianças então! E para Maria Montessori, que dedicou a sua vida a nos revelar tanta coisas incríveis sobre elas. 

Saiba mais sobre Maria Montessori

Maria Montessori era médica, pedagoga e educadora. 

Com o método Montessori (chamado por ela de Pedagogia Científica), Maria Montessori transformou para sempre a forma como os adultos enxergam as crianças em todo o mundo. 

Segundo a pesquisadora Italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós. 

Para conhecer sobre a filosofia de Maria Montessori, assista ao Curso Montessori em Casa, na sua plataforma MundoemCores.com. Ainda não é assinante? Então assine já!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn