BLOG

A fase dos porquês

A fase dos porquês

Toda criança costuma ter a fase dos porquês, perguntando sobre tudo à sua volta. Essa fase começa perto dos três anos e é o despertar da curiosidade dos pequenos sobre si mesmo e o mundo. Esse momento é de intenso aprendizado para eles e é importante ter atenção.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa publicada pelo site britânico Littlewoods descobriu que as crianças preferem tirar suas dúvidas com as mães. E que, além disso, elas o fazem, em média, 300 vezes por dia. Sim, isso mesmo, 300!

O estudo, feito com mil mães de crianças entre dois e 10 anos, mostrou que as cinco principais perguntas feitas são: por que a água é molhada? (35%), onde termina o céu? (34%), as sombras são feitas de que? (33%), por que o céu é azul (20%) e por que os peixes respiram embaixo da água? (18%).

Veja algumas dicas para a fase dos porquês:

  •  Tenha paciência, mesmo que a criança não pare de perguntar;
  •  Não deixe seu filho sem resposta. Responda de acordo com a idade dele e, se você não souber, diga que nem sempre terá todas as soluções, mas que vocês podem pesquisar juntos;
  •  Respeite o interesse dele e incentive-o a ter dúvidas. Esclareça que não é errado não saber e que ele pode perguntar novamente se não entendeu;
  •  Vire o jogo e questione também! 🙂 Por exemplo, quando não quiser fazer algo (como guardar os brinquedos etc), pergunte o motivo. Assim, seu filho vai entender a importância de saber argumentar.

Quer mais dicas de como educar a criança de uma maneira mais interessante, entendendo a fase dos porquês e todas as outras, e aprendendo recursos para lidar com elas, assista aos nossos cursos! Clique aqui! 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn