BLOG

“Adultos não devem enganar crianças, porque não funciona.”

"Adultos não devem enganar crianças, porque não funciona."

Adultos não devem enganar as crianças, porque não funciona. E eu, pelo menos, estou muito velho para fazer coisas que não funcionam”. Essa frase foi extraída do livro “Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê: a mais suave revolução”, do fisioterapeuta Americano Glenn Doman. 

Glenn Doman é criador do método mundialmente conhecido para estimular o aprendizado da leitura a partir dos primeiros anos de vida.

Às vezes a criança faz uma pergunta “difícil” ao adulto e este, ao invés de responder a verdade, tenta enrolar, deixar pra depois, pra ver se o pequeno esquece. Ou simplesmente diz qualquer coisa, porque julga que a criança não vai entender do que é que ele está falando afinal. 

Mas não devemos subestimar jamais a inteligência de uma criança, pelo contrário: temos de acreditar no potencial incrível que ela de aprender. E devemos ensinar sem medo, porque crianças são naturalmente curiosas e têm sede de conhecimento.

É claro que temos de respeitar a idade e o entendimento dela, mas não isso não significa explicar de forma rasa. Muito menos mentir

Quem também fala sobre confiar na capacidade da criança é Isa Minatel, no Curso Montessori em Casa, disponível na nossa plataforma MundoemCores.com. 

Confira o curso. E, da próxima vez em que o seu filho tiver uma dúvida, nada de embromação. Seja sincero(a), até mesmo para dizer “Filho, eu não sei. Mas o que acha de juntos buscarmos a resposta para  sua dúvida?”.

Saiba mais sobre Glenn Doman:

Glenn Doman fundou os Institutos para a Realização do Potencial Humano (ou Institutes for the Achievement of Human Potential, IAHP, em inglês ). Através dos Institutos, ele desenvolveu um trabalho pioneiro com crianças com lesões cerebrais e no desenvolvimento inicial de crianças saudáveis.


Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn