
Nesta frase, “A curiosidade é um impulso para aprender”, Maria Montessori, uma das maiores especialistas em crianças que conhecemos, defende a curiosidade infantil, tão reprimida pelos adultos.
Por conta disso, não raro vemos pais incomodados com a criança que não para quieta, que mexe em tudo, que se arrisca correndo de bicicleta ou subindo no brinquedo mais alto do parquinho.
É normal temer que a criança se machuque? Ou ainda, que acabe quebrando algo de valor na casa de um amigo? Sim, é. Mas não podemos deixar os nossos receios obstaculizem o desenvolvimento de nossos filhos.
Então como fazer?
Ao invés de dizer “não faça”, o ideal é com clareza orientar a criança sobre o que ela pode fazer, o que não pode e sobre como pode fazer.
Desta forma, permitimos que ela use a sua curiosidade natural de criança para conhecer o mundo.
Afinal, é com esse impulso que ela vai aprender.
Saiba mais sobre Maria Montessori
Maria Montessori era médica, pedagoga e educadora.
Com o método Montessori (chamado por ela de Pedagogia Científica), Maria transformou a forma como os adultos enxergam as crianças em todo o mundo.
Segundo a pesquisadora Italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.
Para conhecer sobre a filosofia de Maria Montessori, assista ao Curso Montessori em Casa, na sua plataforma MundoemCores.com. Ainda não é assinante? Então assine já!