BLOG

“A curiosidade é um impulso para aprender”.

“A curiosidade é um impulso para aprender”. Maria Montessori.

Nesta frase, “A curiosidade é um impulso para aprender”, Maria Montessori, uma das maiores especialistas em crianças que conhecemos, defende a curiosidade infantil, tão reprimida pelos adultos. 

Por conta disso, não raro vemos pais incomodados com a criança que não para quieta, que mexe em tudo, que se arrisca correndo de bicicleta ou subindo no brinquedo mais alto do parquinho.

É normal temer que a criança se machuque? Ou ainda, que acabe quebrando algo de valor na casa de um amigo? Sim, é. Mas não podemos deixar os nossos receios obstaculizem o desenvolvimento de nossos filhos.

Então como fazer?

Ao invés de dizer “não faça”, o ideal é com clareza orientar a criança sobre o que ela pode fazer, o que não pode e sobre como pode fazer.

Desta forma, permitimos que ela use a sua curiosidade natural de criança para conhecer o mundo. 

Afinal, é com esse impulso que ela vai aprender.  

Saiba mais sobre Maria Montessori

Maria Montessori era médica, pedagoga e educadora. 

Com o método Montessori (chamado por ela de Pedagogia Científica), Maria transformou a forma como os adultos enxergam as crianças em todo o mundo. 

Segundo a pesquisadora Italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós. 

Para conhecer sobre a filosofia de Maria Montessori, assista ao Curso Montessori em Casa, na sua plataforma MundoemCores.com. Ainda não é assinante? Então assine já! 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn